António Filipe candidata-se contra a "política do costume"

  • 09/01/2026

"Ouvimos um interveniente numa campanha eleitoral criticar os candidatos da esquerda e, portanto, candidatos da esquerda, presumo que estava a falar de mim, dizer que os candidatos da esquerda defendiam a política do costume (...) A política do costume é esta que eu tenho estado a falar, é a política neoliberal que tem conduzido a esta situação", afirmou durante um comício, em Coimbra.

 

E é, acrescentou, "contra essa política do costume que se candidata a Presidente da República", demarcando-se das críticas do porta-voz do Livre, Rui Tavares.

Rui Tavares afirmou, na quinta-feira, que "teria alguma inquietude com alguns outros candidatos", nomeadamente até do seu campo político que, perante esta situação, acabam por achar que o que devem fazer é a política do costume".

"Porque defendo o outro rumo, o outro rumo para a política nacional, e que temos que virar a página desta que é, de facto, a política do costume, porque as eleições para Presidente da República não são um concurso de ideias giras", afirmou António Filipe.

Para o ex-deputado comunista, "o que se exige do Presidente da República é determinação, coragem política na defesa dos valores da Constituição e o uso dos seus poderes constitucionais, precisamente nesse sentido de não pactuar com estas políticas neoliberais e deixar isso muito claro na sua ação".

"É preciso que os portugueses, ao eleger um Presidente da República, elejam alguém em quem possam confiar, alguém que está do seu lado, alguém que não tem uma visão taticista da política e que se orienta coerentemente no sentido daqueles que são os valores do progresso, os valores do futuro de Portugal para um país que seja mais justo, onde as pessoas possam viver melhor e onde os jovens não tenham que emigrar", defendeu.

E isto, frisou, "não é a política do costume".

"E esta é a candidatura da congregação, da convergência dos valores da esquerda", sublinhou ainda.

Sobre os pedidos de convergência "mais ou menos ao centro" para impedir a vitória da direita, disse que "quem assim pensa está a abdicar do seu direito de voto".

"E aquilo que o direito de voto nos trouxe de mais precioso, a liberdade que a democracia nos trouxe, é a liberdade de podermos votar em quem queremos, sem estarmos condicionados, sem estarmos condicionados pelo medo", salientou António Filipe, para quem "não há convergência de esquerda possível votando em alguém que sempre se aliou à direita e que nunca fez nada de esquerda".

"A convergência de esquerda tem que ser num candidato de esquerda. Não pode ser num candidato de direita, nem num candidato de centro-direita, nem do centro-esquerda, nem do extremo-centro. A convergência à esquerda tem que ser feita à esquerda e essa é uma mensagem fundamental para estas eleições", sublinhou.

Acrescentando ainda que a "esquerda não está derrotada" e que é preciso "afirmá-lo nestas eleições corajosamente, construindo um resultado que seja importante, não só para estas eleições, mas para o futuro do país".

Os candidatos às eleições presidenciais de 18 de janeiro são Gouveia e Melo, Luís Marques Mendes (apoiado pelo PSD e CDS), António Filipe (apoiado pelo PCP), Catarina Martins (Bloco de Esquerda), António José Seguro (apoiado pelo PS), o pintor Humberto Correia, o sindicalista André Pestana, Jorge Pinto (apoiado pelo Livre), Cotrim Figueiredo (apoiado pela Iniciativa Liberal), André Ventura (apoiado pelo Chega) e o músico Manuel João Vieira.

Leia Também: António Filipe garante que em momento algum renegará origem política

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2916894/antonio-filipe-candidata-se-contra-a-politica-do-costume#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8. Jó

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes