António Filipe acusa PM de usar salário mínimo para desmobilizar greve

  • 09/12/2025

"Eu acho que realista seria. Agora, eu não vejo da parte do primeiro-ministro vontade política para lá chegar, porque isso entra flagrantemente em contradição com aquilo que tem sido a prática política deste Governo, porque podia ter aumentado significativamente o salário mínimo e não o fez", disse, após ser questionado sobre se considera plausível o objetivo definido por Luís Montenegro de chegar a um salário mínimo de 1.600 euros no final da legislatura.

 

António Filipe, que falava aos jornalistas após uma sessão de perguntas e respostas com estudantes do Instituto Superior Técnico (IST), em Lisboa, considerou uma injustiça o atual salário mínimo, acrescentando que o executivo "não tem feito nada para alterar isso positivamente" e que o novo pacote laboral vai pressionar negativamente os rendimentos.

Para o candidato apoiado pelo PCP, esta é uma tentativa do primeiro-ministro de, adivinhando uma forte adesão, "desmobilizar a greve geral" da próxima quinta-feira.

"Naturalmente que os trabalhadores não só têm todas as razões para a manter, como essa proposta do primeiro-ministro tem algo de despudorada, tendo em conta aquilo que tem sido a prática política deste Governo", atirou.

No sábado, o primeiro-ministro e presidente do PSD, Luís Montenegro, aumentou os objetivos salariais para o país, falando em 1.600 euros de salário mínimo e 3.000 euros de médio, um dia após mencionar valores inferiores.

Inquirido sobre o facto da revista "The Economist" ter escolhido Portugal como a "economia do ano", António Filipe alegou que os responsáveis por essa avaliação "seguramente não vive" no país e usa indicadores que "não são abonatórios para o país", como o impacto do turismo ou do regime de residentes não habituais.

António Filipe falou também sobre as declarações do procurador-geral da República, Amadeu Guerra, para pedir maior transparência ao Ministério Público nas investigações que tem em curso, argumentando que "tem havido alguma opacidade perante o país e a opinião pública que provoca alguma perplexidade perante notícias que vão surgindo".

"Eu acho que é importante que a justiça se prestigie aos olhos dos cidadãos e eu acho que, para isso, uma informação suficiente nos termos da lei sobre aquilo que é a atuação da justiça é importante", defendeu.

Leia Também: Lei laboral, UE e Kyiv. O que une e separa António Filipe e Jorge Pinto?

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2901909/antonio-filipe-acusa-pm-de-usar-salario-minimo-para-desmobilizar-greve#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes