António Filipe acusa ministra da Saúde de não ter "soluções para nada"

  • 23/12/2025

"Nós, infelizmente, começámos por ouvir, no atual Governo, falar de um plano de 60 dias que ia resolver os problemas do Serviço Nacional de Saúde. Já passaram muitos 60 dias. E a verdade é que a senhora ministra da Saúde, também, nas suas palavras, tem sempre soluções para tudo, mas depois nós vemos que não aparecem soluções para nada", acusou António Filipe.

 

O candidato a Belém apoiado pelo PCP falava aos jornalistas à margem de uma ação de pré-campanha para as eleições presidenciais de 18 de janeiro na qual visitou o quartel dos bombeiros voluntários de Algueirão Mem-Martins, concelho de Sintra, em Lisboa.

Enaltecendo o papel dos bombeiros também no apoio à emergência médica, António Filipe foi questionado sobre as declarações da ministra da Saúde, que na segunda-feira estimou que existam mais de 1.200 de casos sociais nos hospitais, de pessoas com alta clínica, mas sem resposta noutros locais, prometendo uma solução para os próximos dias.

"O problema dos internamentos sociais é um problema grave, que os hospitais recorrentemente referem, e a única forma de resolver isso é haver unidades de cuidados continuados", defendeu António Filipe.

O antigo deputado do PCP salientou que o país tem "uma carência muito grave" de unidades deste tipo e apontou que os internamentos sociais "estão a ocupar espaço nos hospitais que são necessários para outro tipo de situações".

"Um dos problemas do Serviço Nacional de Saúde é a falta de meios próprios que fazem com que, por vezes, o Estado ou não tenha solução e, portanto, essas pessoas continuem a ocupar vagas em camas hospitalares que deveriam ter outro tipo de utilização. E depois, por vezes, o Estado, não tendo os seus meios próprios, acaba por estar a financiar o negócio da doença de privados", criticou.

Na opinião de António Filipe, uma das prioridades para o Serviço Nacional de Saúde é "a existência de camas de cuidados continuados que, de facto, não existem e criam um problema complexo nos hospitais do SNS".

Nesta visita ao quartel dos bombeiros voluntários de Algueirão Mem-Martins, que conta com 90 profissionais e serve esta freguesia e ainda metade da freguesia de Rio de Mouro, António Filipe salientou que o país não se deve lembrar dos bombeiros apenas no verão e no período de combate aos incêndios florestais.

O candidato presidencial defendeu que os bombeiros devem ter o estatuto profissional há muito reivindicado e o estatuto do bombeiro voluntário deve ser melhorado.

"Creio que esse estatuto está muito desatualizado e nós precisamos de captar jovens para querer ser bombeiros", considerou.

Leia Também: Está esclarecido? Terminaram os debates para as Presidenciais: Recorde-os

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2908905/antonio-filipe-acusa-ministra-da-saude-de-nao-ter-solucoes-para-nada#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes