Antologia de Rainer Maria Rilke inclui texto inédito em Portugal

  • 26/11/2025

A organização e tradução dos textos é de Maria Teresa Dias Furtado, especialista da obra do poeta austro-húngaro nascido há 150 anos em Praga (atual Chéquia).

 

"As Anotações de Malte Laurids Brigge" (1910) é "o primeiro [romance] da modernidade alemã", refere a tradutora.

A publicação da antologia, com o título "Exposto sobre as Montanhas do Coração", pela Assírio & Alvim insere-se na celebração dos 150 anos do seu nascimento.

No prefácio da obra, Maria Teresa Furtado afirma que Rilke (1875-1926) "foi talvez o último poeta a viver como tal, isto é, muito lido e apreciado".

O livro "Exposto sobre as Montanhas do Coração" é apresentado na sexta-feira às 18:30, na Livraria Ler Devagar, em Lisboa, pela tradutora, que lerá alguns dos poemas, e pelo poeta e ex-ministro da Cultura Luís Filipe Castro Mendes.

O texto "Testamento" é "um documento fundamental para perceber a crise em que Rilke estava mergulhado antes de achar a luz que o permitiria acabar as suas duas obras-primas, 'As Elegias de Duíno" e 'Os Sonetos a Orfeu'", também editadas em português, traduzidas por Maria Teresa Furtado.

Trata-se de "um curioso texto com um editor fictício, em que o poeta pretende atuar na realidade através da vontade testamental e, como patente na epígrafe que escolheu para abrir essa obra, agarrando assim o seu destino", explica a tradutora e organizadora da obra.

Rainer Maria Rilke, "com uma vida social intensa", conviveu com a aristocracia e empresários do seu tempo, que "punham à sua disposição palácios e castelos para, em silêncio, começar e acabar as suas obras", e chamou a atenção do público em 1905 com "O Livro das Horas".

Furtado refere que antes da maturidade como poeta, Rilke "foi aprendiz de muitos estilos e formas, deles colhendo variados ciclos de poemas", mas destacou-se por ter sido "o que mais faz entrelaçar a palavra com as obras de arte, dos ícones às paisagens, à escultura de [Auguste] Rodin e à pintura de [Paul] Cézane".

Refira-se que Rilke chegou a ser secretário de Rodin, que o aconselhou a trabalhar sempre e a ter paciência.

Sobre Rilke a investigadora não tem dúvidas: "Poeta acima de tudo, a sua vida foi dedicada a esse género que considerava supremo".

"Cantemos pois a sua obra, admirando poemas, cartas, prosas" de um "poeta mundial que Rilke é, grande entre os grandes, maior entre os maiores", remata Maria Teresa Dias Furtado.

Leia Também: Inéditos de Hemingway, Kaváfis e Fosse nas novidades literárias do mês

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/cultura/2894788/antologia-de-rainer-maria-rilke-inclui-texto-inedito-em-portugal#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes