Antigo pivô da CNN detido num protesto contra o ICE

  • 30/01/2026

O ex-pivô da CNN Internacional Don Lemon foi detido na noite desta quinta-feira, na sequência de uma manifestação contra a polícia anti-imigração dos EUA (ICE).

 

Em causa, está a participação de Don Lemon num protesto, no início do mês, numa igreja em St. Paul, no Minnesota.

A detenção ocorreu agora, em Los Angeles, onde o jornalista se encontrava para acompanhar a cerimónia dos Grammy, confirmou o seu advogado.

Já num comunicado entretanto divulgado, critica-se o facto de a justiça norte-americana ao invés "de investigar os agentes federais que mataram pessoas inocentes" estar a dedicar o seu tempo "a esta detenção".

"O Don foi jornalista durante 30 anos e o seu trabalho em Minneapolis não era diferente do que ele sempre fez", lê-se no comunicado, em que se refere que a primeira emenda "existe para proteger os jornalistas cujo papel é revelar a verdade e responsabilizar aqueles que estão no poder".

A CBS News refere que várias pessoas foram detidas por terem estado envolvidas neste protesto, que visou uma igreja na cidade de St. Paul. A invasão ao espaço de culto aconteceu depois de os manifestantes terem descoberto que um dos pastores desta igreja seria um agente do ICE.

O Departamento de Justiça solicitou ao tribunal de apelação que obrigasse o Tribunal Distrital dos Estados Unidos em Minnesota a assinar os mandados de detenção, alegando a violação dos direitos civis, por considerar que os réus estavam a interferir ilegalmente na liberdade constitucionalmente protegida dos fiéis de praticar a sua religião.

O advogado do jornalista, de 59 anos, indica que este "irá lutar contra as acusações de forma vigorosa em tribunal". 

ICE 'sob fogo' após duas mortes em janeiro

As forças de segurança anti-imigração de Trump estão novamente sob fogo depois de só neste mês terem matado duas pessoas nas suas operações no Minneapolis. 

Renee Good, uma norte-americana de 37 anos que, foi baleada a 7 de janeiro, pelo menos, quatro vezes por agentes do ICE [Serviço de Imigração e Alfândega] enquanto se ia embora do local onde estava. 

Alex Pretti foi morto a 24 de janeiro durante um protesto contra o ICE em Minneapolis. Inicialmente, o Departamento de Segurança Interna norte-americano, que tem a tutela do ICE, alegou que o enfermeiro de 37 anos teria uma arma na mão e que os agentes dispararam para se protegerem do homem.

Durante a operação, defendeu o departamento, "um homem aproximou-se dos agentes da patrulha fronteiriça com uma pistola semiautomática de nove milímetros, os agentes tentaram desarmá-lo, mas este resistiu violentamente". "Temendo pela sua vida e dos seus companheiros, um agente disparou em legítima defesa".

Contudo, vários vídeos gravados naquele momento, mostram que Pretti tinha um telemóvel na mão e não uma arma.

Sabe-se agora, também, que ao todo foram disparados 10 tiros por dois agentes (e não apenas um como se pensava inicialmente). Ambos foram temporariamente suspensos das funções, enquanto decorre uma investigação ao caso.

Leia Também: 11 dias antes de morrer, Pretti tinha entrado em confronto com ICE

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2929405/antigo-pivot-da-cnn-detido-em-operacao-relacionada-com-ice#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes