Antiga companheira de Epstein chamada a testemunhar perante o Congresso

  • 21/01/2026

O líder republicano da comissão, James Comer, informou que a ex-'socialite' - atualmente a cumprir uma pena de 20 anos de prisão por tráfico sexual - exercerá o seu direito de permanecer em silêncio, segundo informação transmitida pelos seus advogados.

 

Maxwell, confidente de longa data de Epstein, foi intimada pela comissão no âmbito da investigação parlamentar sobre a rede de abusos sexuais e eventuais cumplicidades associadas ao caso.

"É interessante que seja apenas nesta intimação que os republicanos e o presidente da comissão estejam obcecados em concentrar todas as suas energias", afirmou o congressista democrata Robert Garcia, criticando o foco seletivo do processo.

Comer confirmou que a comissão irá ouvir Maxwell no próximo mês e adiantou que a procuradora-geral dos Estados Unidos, Pam Bondi, também deverá comparecer perante a Comissão Judiciária da Câmara em fevereiro.

O caso Epstein voltou a ganhar centralidade política após o regresso de Donald Trump à Casa Branca, com os democratas a exigirem total transparência sobre os ficheiros relacionados com o milionário condenado por crimes sexuais.

A controvérsia intensificou-se depois de Bondi ter falhado a promessa de divulgar ao público a totalidade dos arquivos de Epstein sem qualquer tipo de censura ou redação.

A reação negativa cruzou as habituais linhas partidárias, levando republicanos e democratas a convergirem na exigência de uma investigação mais aprofundada.

A pressão política resultou numa intimação bipartidária que ordena ao Departamento de Justiça e ao espólio de Epstein a entrega de documentos relacionados com o caso.

Os republicanos avançaram entretanto para incluir o antigo presidente democrata Bill Clinton no âmbito da investigação parlamentar.

James Comer afirmou que irá insistir para que qualquer colaboração seja feita através de um depoimento formal e transcrito.

"É preciso ter uma transcrição numa investigação", insistiu Comer, acrescentando que "sem transcrição, não há acordo".

Epstein morreu a 10 de agosto de 2019 numa prisão federal de Nova Iorque, após ter sido acusado de múltiplos crimes de tráfico sexual de jovens mulheres e raparigas menores de idade que poderiam resultar numa pena de prisão de até 45 anos. A autópsia concluiu que o magnata se suicidou por enforcamento na sua cela.

Leia Também: Vírus Epstein-Barr pode causar esclerose múltipla, revela estudo

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2923692/antiga-companheira-de-epstein-chamada-a-testemunhar-perante-o-congresso#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes