Ansioso? Já é conhecida a ordem das atuações do Festival da Canção
- 18/02/2026
A primeira semifinal do Festival Eurovisão da Canção decorre já no próximo sábado, 21 de fevereiro, e a RTP divulgou esta quarta-feira a ordem das atuações dos 16 artistas a concurso.
A segunda semifinal, sublinhe-se, ocorre uma semana depois, a 28 de fevereiro, e final a 7 de março.
Em cada semifinal competem oito artistas, sendo cinco apurados para a final, que terá, assim, dez candidatos.
Dinis Mota irá abrir a primeira semifinal com "Jurei", seguindo-se Nunca Mates o Mandarim ("Fumo"), EVAYA ("Sprint"), André Amaro ("Dá-me a Tua Mão"), Bateu Matou ("Nos Teus Olhos"), Marquise ("Chuva"), AGRIDOCE ("Onde Quero Estar") e Mário Marta ("Pertencer").
Já na segunda semifinal começa com Gonçalo Gomes e "Doce Ilusão" e a festa continua com Silvana Peres ("Não Tem Fim"), Sandrino ("Disposto a Tudo"), Francisco Fontes ("Copiloto"), Bandidos do Cante ("Rosa"), Jacaréu e Ana Margarida ("O-pi-ni-ão"), João Ribeiro ("Canção do Querer") e Inês Sousa ("Um Filme Ao Contrário").
Além dos artistas em competição, o Festival da Canção irá contar com atuações de Júlio Resende com Paulo Lapa; Luca Argel com Nani Medeiros e Karla da Silva; Edmundo Inácio; Tatanka; Throes + The Shine; e NAPA.
Treze dos 16 artistas e bandas do Festival da Canção não vão à Eurovisão
Até dezembro, 13 dos 16 artistas e bandas que participam do Festival da Canção em Portugal anunciaram que não irão à Eurovisão caso vençam, devido à presença de Israel.
Os nomes para o Festival da Canção foram anunciados em novembro, mas, a 10 de dezembro, a maioria anunciou a recusa em representar Portugal na Eurovisão, em protesto contra a participação de Israel no concurso.
"Com palavras e com canções, agimos dentro da possibilidade que nos é dada. Não compactuamos com a violação dos Direitos Humanos", afirmaram os artistas e bandas num comunicado conjunto.
Cristina Branco, Djodje, Beatriz Bronze (EVAYA), Rita Dias, Francisco Fontes, Gonçalo Gomes, Pedro Fernandes (que trabalha com Gonçalo Gomes), Inês Sousa, Jorge Gonçalves (Jacaréu) e os músicos que integram os Bateu Matou, Marquise e Nunca Mates o Mandarim assinaram o comunicado. Mais tarde juntou-se o artista Dinis Mota e, no mês passado, as Agridoce.
De fora ficaram os Bandidos do Cante, André Amaro e Sandrino.
No ano passado, Portugal alcançou o 21.º lugar com a canção "Deslocado", interpretada pelos Napa.
Além disso, cinco países - Espanha, Países Baixos, Irlanda, Eslovénia e Islândia - anunciaram que não vão participar na Eurovisão enquanto Israel participar.
Em competição no 70.º Festival Eurovisão da Canção estarão temas da Albânia, Arménia, Austrália, Áustria, Azerbaijão, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Geórgia, Alemanha, Grécia, Israel, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Moldávia, Montenegro, Roménia, Noruega, Polónia, Portugal, São Marino, Sérvia, Suécia, Suíça, Ucrânia e Reino Unido.














