Angola vai lançar concurso para concessão do corredor ferroviário do Namibe

  • 01/12/2025

Ricardo de Abreu foi hoje o convidado da IV edição do "Conversas Economia 100 Makas", programa do jornalista angolano Carlos Rosado de Carvalho, que abordou o tema sobre "A Mobilidade de Pessoas e Bens em Angola".

 

Segundo o ministro, este projeto de desenvolvimento do Corredor do Namibe, com a diferença de não possuir integração regional, vai replicar "a história do Corredor do Lobito", infraestrutura ferroviária que liga o Porto do Lobito, na província de Benguela, às vizinhas República Democrática do Congo e da Zâmbia.

O titular da Pasta dos Transportes de Angola sublinhou que o Projeto de Desenvolvimento Integrado da Baía de Moçâmedes, recentemente inaugurado, que visa transformar o Porto do Namibe num eixo logístico de referência no Atlântico Sul, abre potencial para um novo corredor.

O governante angolano salientou que anteriormente grande parte da carga da zona sul "era muitas vezes desviada para o Porto de Walvis Bay [Namíbia]", mas neste momento o Porto do Namibe tem potencial "para, pelo menos, complementar a oferta que vai acontecendo na Namíbia".

Ricardo de Abreu sublinhou a concorrência de infraestruturas ou de projetos não é o tema em África, mas sim o défice de infraestruturas e a sua pouca exploração, "e por isso é que os custos logísticos em África, não em Angola, são quatro vezes maiores que os custos logísticos em outras áreas do mundo".

"Porque temos efetivamente um 'gap' de infraestruturas e serviços. Este projeto está entregue, nós ainda esta semana vamos lançar o concurso para a concessão do Corredor do Namibe, na prática procurar replicar a história do Corredor do Lobito, sendo que neste caso em particular, não estamos a falar de um corredor que já tenha integração regional", frisou.

De acordo com Ricardo de Abreu, a integração regional vai ser uma das imposições enquanto obrigações de investimento por parte do consórcio concessionário que ganhar este concurso.

O Governo vai dar continuidade ao programa das concessões, prosseguiu o ministro, dada a sua importância "não só pela sua capacidade de geração de receitas", mas por aquilo que os parceiros internacionais têm trazido para o país.

"Mais capacidade, melhor governação, mais capacidade de gestão operacional, mais inovação e tecnologia, isto está a acontecer nos vários domínios do setor, particularmente onde já temos operadores de referência a funcionarem ao lado dos nossos operadores", referiu.

Leia Também: Angola defende implementação de mercado aéreo entre Estados africanos

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2897585/angola-vai-lancar-concurso-para-concessao-do-corredor-ferroviario-do-namibe#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes