Angola perde com África do Sul na estreia na Taça das Nações Africanas
- 22/12/2025
Angola somou, esta segunda-feira, uma derrota, por 1-2, frente a África do Sul na jornada inaugural do Grupo B da Taça das Nações Africanas, que decorre em Marrocos.
A seleção angolana, um dos países representantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, a par de Moçambique, foi a jogo com uma cara bem conhecida dos adeptos portugueses: O defesa-central Buatu, do Gil Vicente, atual quarto classificado da I Liga.
Os primeiros minutos tiveram sinal mais dos palancas negras, que tiveram perto de inaugurarem o marcador ao minuto 15, através de um disparo do capitão Fredy (ex-B-SAD) para defesa apertada do guarda-redes.
Na resposta, a África do Sul, do tondelense Yaya Sithole, foi mais eficaz. Aos 20', Oswin Appolis recebeu um cruzamento no interior da área, tirou um adversário do caminho e bateu rasteiro junto ao poste esquerdo. De nada valeu o esforço de Hugo Marques, dona baliza angolana. Aos 29', o guardião Ronwen Williams voltou a ser figura, travando o cabeceamento à queima-roupa de Gelson Dala (ex-Sporting B e Rio Ave).
O 'prémio' do empate apareceu aos 35', através de um desvio subtil, com o calcanhar, de Show, dando resposta ao livre lateral cobrado por Fredy, um dos motores do coletivo, com uma reação muito forte ao golo sofrido.
Na etapa complementar, a história do jogo foi diferente. Os sul-africanos pressionaram o adversário, que acusou o desgaste físico e a falta de concentração em momentos importantes. Aos 79', a passividade de Maestro (ex-Estrela da Amadora e Benfica B) custou caro aos angolanos. Sempre pelo corredor central, a bola chegou a Lyle Foster, que apontou um belo golo à entrada da área, novamente sem hipóteses de defesa para Hugo Marques.
Boa estreia para a África do Sul, que, recorde-se, vai participar no Mundial'2026, participando no jogo inaugural da competição contra o México, em Azteca, uma reedição do encontro de abertura do Mundial'2010, o primeiro em solo africano. Os sul-africanos lideram, à condição, o grupo B ficando à espera do que faz o Egito, de Salah, contra o Zimbábue, a partir das 20 horas (horário de Portugal Continental).
Na próxima jornada, Egito e África do Sul vão medir forças, ao passo que Angola enfrenta o Zimbábue (12h30). Ambos os desafios terão lugar no dia 26, um dia depois do Natal.
As duas primeiras equipas de cada um dos seis grupos apuram-se para a fase seguinte, juntamente com os quatro melhores terceiros classificados. O torneio decorre até 18 de janeiro de 2026.
Leia Também: EM DIRETO: Aproxima-se o Alverca-FC Porto... antes do Benfica-Famalicão















