André Ventura pede que eleitores "não tenham medo da mudança"

  • 19/01/2026

"Eu queria deixar ao país esta mensagem: não tenham medo da mudança. Há uns meses, o país sofreu um enorme abalo político, numas eleições legislativas. Melhorámos desde então, não fizemos tudo, mas na imigração, nos impostos, na nacionalidade, demos passos. O que eu vos quero pedir agora a todos é que confiem em mim", apelou André Ventura.

 

O candidato falava num hotel de Lisboa, numa sala com mais de trezentos apoiantes, depois de os resultados das eleições presidenciais indicarem que irá disputar uma segunda volta com António José Seguro, apoiado pelo PS, em 08 de fevereiro.

"Confiem em mim na mudança segura que pode ser feita em Portugal sem ser no António José Seguro. Confiem numa mudança que pode ser não socialista e uma vez na vida seja mesmo diferente", insistiu.

Apesar de dizer que começaria a próxima luta meia hora depois de sair do palco, Ventura não desperdiçou o momento para começar o ataque a Seguro, associando-o aos antigos primeiros-ministros José Sócrates e António Costa, fazendo ainda referência ao antigo secretário-geral do PS, Ferro Rodrigues.

Nesse ataque, alegou que Seguro pretende "mais impostos", sufoco de empresas "com mais burocracia" e "mais imigração descontrolada".

Ventura voltou também a reclamar que Portugal - um Estado laico - é "um país cristão" e atacou imigrantes e minorias: "Comigo, vão ter de cumprir a lei".

Quando falou do 25 de Abril, ouviram-se alguns tímidos apupos na sala, enquanto Ventura reconhecia "avanços, retrocessos, erros", sendo interrompido por alguém a gritar: "Primeiro os portugueses".

De imediato, irrompeu na sala um cântico, que também se ouviu na descida do Chiado na sexta-feira: "Portugal é nosso! Portugal é nosso! Portugal é nosso e há de ser, Portugal é nosso até morrer!".

Na mesma intervenção, ainda acusou a imprensa estrangeira de espalhar ódio por dizer que o fascismo pode regressar a Portugal, ouvindo-se ruidosas vaias pela sala.

Em declarações aos jornalistas enquanto abandonava o local, o candidato recusou a ideia de ter falhado o objetivo, ao ficar em segundo lugar na primeira volta.

"Se isto não é objetivo cumprido, meu Deus, então eu não sei o que é que seria um objetivo cumprido", afirmou o candidato que, por várias vezes em campanha, apontou como objetivo uma vitória por larguíssima margem na primeira volta.

Antes de Ventura chegar ao palco numa sala do hotel, o 'speaker' gritava: "Nós somos os vencedores".

Assim que o candidato entrou no espaço, começou a ensaiar-se um novo cântico - "A 08 de fevereiro, Ventura em primeiro" -, refazendo aquele que apoiantes e simpatizantes cantaram ao longo das últimas duas semanas: "A 18 de janeiro, Ventura em primeiro".

[Notícia atualizada às 00h51]

Leia Também: AO MINUTO: "Serei o presidente de todos os portugueses", diz Seguro

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2921876/andre-ventura-pede-que-eleitores-nao-tenham-medo-da-mudanca#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes