André Ventura continua a dominar audiências nos debates televisivos
- 18/12/2025
Os debates televisivos com André Ventura continuam a ser os mais vistos, quando faltam apenas quatro dos 28 confrontos entre os candidatos presidenciais, de acordo com a análise das audiências feita pela Universal McCann (UM).
As eleições presidenciais estão marcadas para 18 de janeiro.
O ciclo de 28 debates teve início em 17 de novembro, com presidente do Chega, André Ventura e o ex-secretário do PS, António José Seguro.
"Com 24 dos 28 debates já realizados, este frente a frente, transmitido pela TVI, continua a ser o mais visto", tendo registado "uma audiência total de 1 milhão e 520 mil telespetadores, uma audiência média de 1 milhão e 42 mil telespetadores e um share de 21,2%".
Em segunda e terceira posições surgem também debates "com a participação de André Ventura", refere a UM.
O segundo lugar "pertence ao frente a frente com Luís Marques Mendes, transmitido pela SIC e moderado por Clara de Sousa, que alcançou uma audiência total de 1 milhão e 449 mil telespetadores, uma audiência média de 1 milhão e 19 mil telespetadores e um share de 21,6%".
Em terceiro está o debate entre André Ventura e Catarina Martins, ex-líder do Bloco de Esquerda, "que reuniu uma audiência total de 1 milhão 244 mil telespetadores, o que representou uma audiência média de 817 mil telespetadores e um share de 18,8%".
De acordo com a Universal McCann, os debates transmitidos até agora pela RTP1 são os registam "menores audiências".
Ainda assim, "destaque para o confronto desta semana entre Gouveia e Melo e André Ventura, que entrou diretamente para a sexta posição do ranking", segundo a análise.
O debate teve uma audiência total de 1 milhão e 142 mil telespetadores, o que correspondeu a uma audiência média de 755 mil telespetadores e um share de 16,1%.
"A intenção de voto dos portugueses parece acompanhar o nível de interesse pelos debates", aponta a UM, referindo que "na última sondagem publicada, os três candidatos com menor intenção de voto (Catarina Martins, António Filipe e Jorge Pinto) são também aqueles que registam pior audiência nos debates".
Dos sete debates menos vistos até ao momento, "todos eles contaram com a participação de um destes candidatos ou são confrontos entre eles", sublinha.
"O penúltimo debate menos visto foi o frente a frente entre António Filipe, apoiado pelo PCP, e Jorge Pinto, candidato apoiado pelo Livre", que foi transmitido pela RTP1 e registou uma audiência total de 880 mil telespetadores, o que correspondeu a uma audiência média de 435 mil telespetadores e a um share de 9,1%.
O menos visto foi transmitido em 10 de dezembro e opôs António Filipe e Catarina Martins, tendo alcançado uma audiência total de 717 mil telespetadores, uma audiência média de 374 mil telespetadores e um share de 8,1%.
Leia Também: Cartazes polémicos? Ventura diz que ação "é uma montagem política"













