André Ventura acusa Governo de "incompetência" na gestão da Saúde

  • 05/12/2025

No debate quinzenal com o primeiro-ministro, na Assembleia da República, André Ventura confrontou Luís Montenegro com a situação vivida na quinta-feira na urgência do Hospital Amadora-Sintra, em que o tempo de espera para doentes urgentes chegou a ser de mais de 18 horas.

 

O deputado considerou que se vive uma situação de "brutal guerra civil" na saúde e, em especial, nas urgências.

"As pessoas estão sem acesso à saúde", alegou, referindo que os "doentes a aguardar cirurgia, fora dos tempos máximos, aumentam 20%" e que há "mais de 20 mil utentes" à espera de cirurgias oncológicas.

"Neste Orçamento de Estado, que acabaram de aprovar com o PS, o Governo reduz em 10%, 10% num serviço já caótico, o apoio a exames, a medicamentos e a transporte de doentes. Senhor primeiro-ministro, isto não é humano. Não é humano de um Governo que diz ser humanista, não é humano de um Governo que diz que quer resolver problemas", criticou.

Ventura considerou que "talvez o número mais vexatório" para o Governo é existir "um milhão e meio de utentes sem médico de família" e questionou o "que é que interessa" o crescimento económico "a quem não tem" acesso à saúde.

Na resposta, o primeiro-ministro considerou que a situação nas urgências do Amadora-Sintra se tratou de "um pico de aumento de um tempo de espera específico", que poderá repetir-se.

"Foi ontem e vai acontecer hoje e vai acontecer na próxima semana. Se o senhor deputado quiser aproveitar esse caso concreto vai sempre ter um exemplo para apresentar", afirmou Luís Montenegro.

Na réplica, o presidente do Chega defendeu que "isto não é brincadeira nenhuma" e considerou que o primeiro-ministro "não pode vir aqui e dizer vai acontecer amanhã e depois, depois".

"Então, se acontece, é por incompetência vossa", acusou, salientando que estas situações não se podem repetir e que são sinal "do fracasso do Governo na saúde".

De seguida, o primeiro-ministro salientou que "de janeiro a outubro de 2025 o SNS registou uma redução global de 37% no número de dias de encerramento das urgências hospitalares" e entre "janeiro a agosto" houve uma diminuição "de 16% do tempo de espera".

"Quer isto dizer que não houve picos? Que não houve dias que tiveram problemas? Houve! Houve constrangimentos. Há constrangimentos", admitiu, sustentando que "não é possível" solucionar esta questão de "um dia para o outro ou mesmo de um ano para o outro".

"É evidente que nós temos muitos problemas para resolver no nosso Serviço Nacional de Saúde e do nosso sistema de saúde como um todo. E é evidente que temos de resolver problemas de acesso ao Serviço Nacional de Saúde. Como também é evidente que há muita coisa, mas mesmo muita, que corre bem no Serviço Nacional de Saúde. Eu até devo dizer que a grande maioria dos tratamentos, dos cuidados de saúde, correm bem. Correm bem no acesso e correm bem na substância, não há dúvida nenhuma", salientou.

Montenegro justificou com "o investimento" que o Governo tem feito nesta área, bem como "todo o esforço e dedicação dos profissionais de saúde".

"Há um grande esforço que tem vindo a ser feito neste ano e oito meses em que exercemos funções com vista precisamente a inverter as tendências que aqui o senhor deputado quis anunciar", sustentou.

Relativamente aos médicos de família, o primeiro-ministro referiu que foi atribuído médico de família "a mais 305.883 utentes", mas "ingressaram no SNS mais 258.762 novos utentes", por isso é que "o número se mantém tão elevado". 

Sobre as cirurgias, assinalou que "entre janeiro e outubro de 2025", foram feitas "mais 5,9%", e no que toca às oncológicas, há "391 casos que ainda estão a aguardar agendamento por razões clínicas, que não estão em condições de poderem ser agendadas as respetivas cirurgias". 

[Notícia atualizada às 12h10]

Leia Também: Ventura volta a acusar Pinto Moreira de corrupção: "Desviou dinheiro"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2899899/andre-ventura-acusa-governo-de-incompetencia-na-gestao-da-saude#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes