Ana Gomes mantém dúvidas sobre conflito de interesses de Montenegro

  • 18/12/2025

Lisboa, 18 dez 2025 (Lusa) - A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes defendeu hoje que a existência de um eventual conflito de interesses por o primeiro-ministro, Luís Montenegro, ter sido advogado do grupo Solverde não ficou esclarecida com o arquivamento das averiguações à Spinumviva.

"A Procuradoria Europeia focou-se apenas nos fundos europeus e a Procuradoria-Geral da República [PGR] decidiu não fazer uma investigação a essa questão central [do conflito de interesses]", sustentou, à Lusa, Ana Gomes.

A diplomata de carreira lamentou ainda que, ao optar por uma averiguação preventiva em vez de um inquérito, a PGR tenha "cerceado os meios" que permitiriam ao Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) fazer uma investigação aprofundada das suspeitas sobre Luís Montenegro (PSD).

"É um facto, de acordo com um acórdão do Supremo Tribunal Administrativo [...], que Luís Montenegro foi advogado da Solverde contra o Estado [na concessão dos casinos]", reiterou, insistindo que o atual concurso de concessão dos jogos não está a decorrer de forma transparente.

A Procuradoria Europeia (EPPO, na sigla oficial) arquivou, em 27 de novembro, a denúncia apresentada em março por Ana Gomes contra a Spinumviva, empresa familiar do primeiro-ministro, adiantou na quarta-feira à Lusa fonte da entidade comunitária.

No mesmo dia, a ex-eurodeputada socialista confirmou já ter sido notificada da decisão da EPPO e explicou que a não abertura de uma investigação foi justificada com o facto de os fundos europeus de que beneficiou o grupo Solverde terem sido atribuídos ainda na vigência do Governo de António Costa (PS), atual presidente do Conselho Europeu.

Também na quarta-feira, o DCIAP anunciou o arquivamento da averiguação preventiva aberta em 12 de março de 2025 à Spinumviva, por não ter existido "notícia da prática de ilícito criminal".

Em comunicado, o departamento do Ministério Público esclareceu que a averiguação se centrou inicialmente em pagamentos à empresa que não seriam devidos à sociedade, incluindo quando Luís Montenegro já era primeiro-ministro, e foi posteriormente alargada à compra pela família do chefe de Governo de dois imóveis em Lisboa.

Numa declaração na quarta-feira à noite em Bruxelas (Bélgica) sem direito a perguntas, o chefe de Governo congratulou-se com o arquivamento da averiguação preventiva de que foi alvo.

"Em conclusão e depois de tantos dislates é justo e adequado dizer sem reservas que exerci sempre a função de primeiro-ministro em regime de exclusividade e nunca fui avençado de ninguém desde que fui eleito presidente do PSD, [que] tudo o que decidi em cargos públicos foi atendendo ao interesse nacional e nunca decidi o que quer que fosse em função de nenhum interesse particular", sublinhou o primeiro-ministro.

IB (IMA/ANE/ACC) // ZO

Lusa/fim

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2906575/ana-gomes-mantem-duvidas-sobre-conflito-de-interesses-de-montenegro#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes