Amnistia Internacional denuncia condenação de ex-magnata dos media

  • 16/12/2025

A AI classificou a sentença como "o toque de finados para a liberdade de imprensa em Hong Kong".

 

"A previsibilidade do veredicto não o torna menos desolador: o trabalho essencial do jornalismo foi redefinido como um crime", declarou Sarah Brooks, diretora da AI para a China.

Segundo a organização, Lai foi preso "apenas porque ele e o seu jornal, Apple Daily, criticaram o Governo" e por atividades que "não seriam consideradas crime" antes da entrada em vigor da Lei da Segurança Nacional, imposta por Pequim em 2020, após os protestos antigovernamentais do ano anterior.

A AI considera Jimmy Lai um "prisioneiro de consciência" e exige a sua "libertação imediata e incondicional", sustentando que as leis de segurança "não servem para proteger as pessoas, mas para as silenciar".

A organização alertou ainda para "graves riscos legais" enfrentados por quem faz negócios na cidade.

Também a Aliança Interparlamentar sobre a China (IPAC) reagiu, reunindo 76 legisladores de 30 parlamentos para condenar o que classificou como um "veredicto pré-determinado" e uma "farsa ao Estado de direito".

A IPAC afirmou que as autoridades ignoraram a oferta de Lai para apresentar provas em sua defesa e sublinhou que "não pode haver normalidade" nas relações com um Estado que "persegue inocentes".

O Tribunal Superior de Hong Kong declarou na segunda-feira Jimmy Lai, de 78 anos, culpado, num julgamento realizado sem júri e conduzido por três magistrados designados para casos de segurança nacional. A pena, que poderá chegar à prisão perpétua, será anunciada em janeiro.

A acusação alegou que o jornal Apple Daily publicou artigos que incentivaram a participação nos protestos de 2019 e que Lai atuou como "mentor e financiador" do grupo Stand With Hong Kong, que promoveu campanhas internacionais para a imposição de sanções contra autoridades chinesas e de Hong Kong.

A defesa argumentou que o jornal expressava posições legítimas no debate público e que a sua linha editorial estava protegida pela liberdade de imprensa e de expressão.

Jimmy Lai está detido desde 2020 e o Apple Daily foi encerrado em 2021, após uma operação policial e o congelamento dos ativos do grupo editorial.

Leia Também: Hong Kong diz que Jimmy Lai não foi condenado por razões políticas

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2904892/amnistia-internacional-denuncia-condenacao-de-ex-magnata-dos-media#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes