"Ambição" levou Huerta a ser maquinista em Espanha: "A vida foi injusta"

  • 21/01/2026

O maquinista que morreu na terça-feira na sequência de um acidente ferroviário na Catalunha, em Espanha, é a única vítima mortal conhecida até ao momento. Após a colisão do comboio com um muro - e consequente descarrilamento - cinco pessoas ficaram em estado grave e cerca de outras 30 ficaram com ferimentos ligeiros.

 

A morte deste trabalhador foi conhecida ainda na noite de ontem, mas, pouco tempo demorou até que algumas reações começassem a surgir, assim como informações acerca de quem era este jovem, que concluía a sua formação como maquinista.

Trata-se de Fernando Huerta, que, segundo o El Mundo, nasceu em 1998. Segundo escreve a emissora RTVE, o funcionário tinha entrado recentemente para a Rodalies, o serviço ferroviário nesta região espanhola.

Numa publicação no LinkedIn consultada pelo canal espanhol, Fernando escreveu há meses: "Agora, depois de conseguir o diploma de maquinista ferroviário, começo uma etapa carregada de ambição e vontade de trabalhar numa área para a qual trabalhei e me esforcei tanto. Considero-me uma pessoa trabalhadora, prestável, alegre, otimista e comprometida."

A RTVE adianta ainda que este homem era natural de Sevilha, cidade onde, antes da aprovação da Agência Estatal de Segurança Rodoviária, fez uma licenciatura em jornalismo. Huerta trabalha na Rodalies há quatro meses.

Huerta era ainda adepto do Sevilla, que, nas redes sociais, lhe prestou uma homenagem, escrevendo: "O Sevilla Fútbol Club expressa as suas condolências aos familiares e amigos de Fernando Huerta Jiménez, sócio sevilhano do clube há 20 anos. O clube deseja transmitir todas a força para os seus familiares, assim como os membros da [claque] Peña Sevillista Triana Fans a que pertencia".

A mesma claque também recorreu às redes sociais para lamentar esta morte, apontando: "A vida foi injusta contigo, Fernando. Beijos até ao céu, irmão".

Recorde-se que este acidente aconteceu dois dias depois de um descarrilamento ferroviário em Córdoba ter feito dezenas de mortos. Segundo o balanço mais recente, conhecido esta quarta-feira, há registo de 43 vítimas mortais. Há ainda vários feridos.

Aqui, um comboio de alta-velocidade procedente de Málaga-María Zambrano e com destino a Madrid-Atocha, descarrilou pelas 19h45 locais de domingo. As suas duas últimas carruagens entraram na via contrária e embateram num comboio de longo curso entre Madrid e Huelva, que passava na outra linha no momento.

Três acidentes ferroviários em Espanha em 3 dias: Os detalhes (e imagens)

Três acidentes ferroviários em Espanha em 3 dias: Os detalhes (e imagens)

No espaço de três dias, Espanha foi assolada por três acidentes ferroviários. Nas últimas horas, na Catalunha, um comboio colidiu com um muro de contenção caído sobre os carris, tendo sido registada uma vítima mortal e dezenas de feridos. Pouco antes, um outro comboio descarrilou-se após embater em várias pedras caídas na linha ferroviária.

Maria Gouveia | 08:04 - 21/01/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2923909/ambicao-levou-huerta-a-ser-maquinista-em-espanha-a-vida-foi-injusta#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes