Amazon bloqueou mais de mil candidaturas falsas ligadas à Coreia do Norte

  • 23/12/2025

"Cidadãos norte-coreanos procuram obter empregos em regime de teletrabalho na área da informática junto de empresas em todo o mundo, especialmente nos Estados Unidos", afirmou o chefe de segurança da Amazon, Stephen Schmidt, numa publicação na rede social LinkedIn.

 

Segundo o responsável, o número de candidaturas detetadas aumentou quase um terço no último ano, muitas delas associadas às chamadas "laptop farms" -- instalações discretas, com computadores localizados fisicamente nos Estados Unidos e ligados à internet através de operadores norte-americanos, mas controlados remotamente a partir do estrangeiro.

O fenómeno "não se limita à Amazon", advertiu Schmidt, acrescentando que este tipo de esquema "está provavelmente a ocorrer em larga escala em todo o setor".

Para identificar as candidaturas fraudulentas, a empresa tem-se baseado na deteção de números de telefone com formatos incorretos e diplomas académicos suspeitos.

Em julho, uma cidadã norte-americana foi condenada a mais de oito anos de prisão por liderar uma destas "laptop farms", que permitiu a cidadãos norte-coreanos conseguir empregos remotos em mais de 300 empresas de tecnologia dos Estados Unidos. De acordo com as autoridades, o esquema gerou mais de 17 milhões de dólares (cerca de 14,4 milhões de euros) em benefício da arguida e do regime norte-coreano.

Em 2024, outro cidadão norte-americano foi detido por ter ajudado trabalhadores norte-coreanos a conseguir empregos em empresas do Reino Unido e dos Estados Unidos.

"O regime norte-coreano enviou milhares de profissionais altamente qualificados da área da informática para todo o mundo, com o objetivo de enganar empresas e contornar as sanções internacionais, de forma a continuar a financiar o seu perigoso programa de armamento", declarou então o procurador Henry Leventis.

Os serviços de informação da Coreia do Sul alertaram no ano passado que agentes norte-coreanos estavam a usar o LinkedIn para se fazerem passar por recrutadores e contactar profissionais sul-coreanos do setor da defesa, com o objetivo de obter informações sensíveis.

Ao abrigo das sanções impostas pelas Nações Unidas, os cidadãos da Coreia do Norte estão proibidos de trabalhar e gerar rendimentos no estrangeiro.

Um relatório publicado em 2024 pela organização norte-americana 38 North revelou que programadores norte-coreanos -- ocultando a sua verdadeira nacionalidade -- conseguiram obter contratos para trabalhar em projetos de animação subcontratados por empresas como a japonesa HBO Max e a norte-americana Amazon.

Leia Também: O que ver na Prime Video? Estas são as 12 grandes séries de 2025

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/tech/2908766/amazon-bloqueou-mais-de-mil-candidaturas-falsas-ligadas-a-coreia-do-norte#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes