"Amarela" domina palmarés do Festival Internacional de Curtas de Tomar

  • 23/11/2025

A programação da IX edição do certame dedicado à curta-metragem, iniciado a 18 de novembro, incluiu 39 filmes, entre os quais uma secção competitiva com 20 curtas oriundas de 11 países, segundo um comunicado da organização a divulgar o palmarés.

 

"Amarela", de André Hayato Saito, foi distinguida com o prémio de Melhor Curta-metragem Internacional, obtendo também o prémio de Melhor Atriz pelo desempenho de Melissa Uehara.

O realizador Gonçalo Almeida venceu três categorias com "Atom & Void", recebeu os troféus de Melhor Curta-metragem Nacional, Melhor Montagem e Melhor Música Original, depois de já ter ganhado o prémio de Melhor Curta-metragem em Haapsalu, Estónia.

A curta "Sash Window", do iraniano Mohammad Hormozi, filmado clandestinamente e nunca estreado no Irão por razões políticas, foi premiado com o galardão de Melhor Realização.

Também do Irão, Amir Raisian foi o vencedor do prémio de Melhor Argumento com o filme "Side by Side".

"There Will Come Soft Rains", de Elham Ehsas, distinguido como o melhor filme britânico no Raindance Film Festival de 2025, arrecadou o prémio de Melhor Direção de Fotografia.

O filme grego "400 Cassettes", de Thelyia Petraki, após passagem pelo festival Olhares do Mediterrâneo, foi agraciado no festival com o prémio de Melhor Sonoplastia, e o prémio de Melhor Direção de Arte, foi entregue pelo júri a Macha Ovtchinnikova, pela realização "Red Emma".

Seamus O'Hara venceu o prémio de Melhor Ator com "Three Keenings", de Oliver McGoldrick, e o Prémio do Público foi atribuído a "Aquele Abraço", de Michael Joaquim Matias.

Houve menções honrosas para a atriz Sofia Nicholson, pelo filme "Os Ecos que Carregamos", de Areeba Naveed, e para os jovens atores João Bica e Manuel Nascimento, pelo filme "Francisco Perdido", de Frederico Mesquita.

O júri que avaliou os filmes foi composto por Ariana Santos, Bruno Carnide, João Ricardo Oliveira, Luke Morgan, Margarida Mateus, Paulo Peralta e Pedro Caldeira.

Leia Também: "La Durmiente", de Maria Inês Gonçalves, conquista Grande Prémio Caminhos

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/cultura/2893330/amarela-domina-palmares-do-festival-internacional-de-curtas-de-tomar#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes