Almeno Gonçalves: Da mágoa do afastamento da filha à aproximação no final
- 28/11/2025
O ator Almeno Gonçalves morreu esta quinta-feira, 27 de novembro, vítima de cancro do cólon. A sua carreira na representação foi extensa e deixou um legado no país. Almeno entrou em várias novelas, peças de teatro e deu cartas também no cinema.
No que diz respeito à sua vida pessoal, o artista tinha uma única filha, Francisca, de 33 anos, fruto da relação com a também atriz Rita Salema.
Numa entrevista ao programa "Alta Definição", o ator revelou que ele e Rita se separaram quando Francisca era "muito pequena" e confessou que a relação entre os dois era marcada por algum afastamento de parte a parte.
"Não fui, eventualmente, o pai que gostaria de ter sido. Eu não sei como explicar isto, mas é um sentimento mesmo muito forte. O nascimento da minha filha foi uma das coisas mais extraordinárias que me aconteceram na vida", explicou.
"Esse dia [do nascimento da filha] foi absolutamente extraordinário, assim como os momentos em que eu estive com ela. Esses momentos eram sempre emocionalmente muito fortes e intensos. E se calhar, por isso, e pela proximidade de carácter e de feitio, de alguma forma começámos a pensar de maneira diferente e fomo-nos afastando ligeiramente. Está cada um no seu universo, mas sempre com essa saudade muito grande", disse Almeno.
"Provavelmente deve achar que eu nunca penso nela", referiu o artista, que respondeu ainda a Daniel Oliveira que se arrepende de algumas coisas que fez no passado.
"Arrependo-me de não ter posto as coisas muito claras, preto no branco. Quando me separei da mãe da minha filha, isso devia ter ficado mesmo muito claro e se calhar hoje a situação era diferente. Eu não sabia como viver isso. Quando nos separámos, a Francisca ainda era muito nova e eu não sabia muito bem como lidar com essa situação. Deixei-me levar por aquilo que me parecia que devia ser. Hoje arrependo-me disso, não devia ter sido assim, devia ter sido de outra maneira", referiu.
"Há, talvez, um afastamento simples e parvo. Tem essencialmente a ver com a forma como pensamos. Mas eu tenho a certeza de que ela gosta de mim, que ela me ama e eu também a amo. Um dia, havemos de nos encontrar e as coisas vão-se resolver", disse o ator.
Daniel Oliveira questionou-o ainda sobre se sentia "uma dor solitária de um pai que não tem assim tanta proximidade com a filha" ao que este respondeu logo que "sim".
"É muito difícil explicar isto, eu próprio não consigo compreender. Há um misto muito grande de emoções que é «eu quero estar contigo, eu quero-te abraçar» e há outra coisa que me diz que «tu não queres estar comigo». A sensação que ela não gosta assim tanto de mim como eu acho que ela gosta. Há muitas coisas para dizermos um ao outro, com certeza, ela sabe o amor que eu tenho por ela. Um dia vou ter essa conversa com ela", disse, por fim, esperançoso.
Veja aqui a entrevista completa.
A ausência de Almeno no casamento de Francisca Salema
Francisca Salema casou-se em julho deste ano e Almeno Gonçalves não esteve no casamento. Foi a mãe da jovem, Rita Salema, que a levou ao altar, não se sabendo se o motivo da ausência do pai de Kika, como é conhecida, se deveu ao afastamento entre os dois.
A proximidade de Rita e Kika a Almeno Gonçalves durante a doença
Segundo algumas publicações, Almeno descobriu há poucos meses a sua grave e fulminate doença - o cancro do cólon. E terá sido este o motivo que o levou a aproximar-se da filha numa fase tão delicada da sua vida e como o desejava há tanto tempo. Rita Salema falou publicamente sobre a morte do ator e revelou que as mágoas do passado ficaram para trás.
"Estes últimos meses, tu, a Francisca e eu trocámos os melhores abraços, beijinhos e palavras de amor, que dava para encher esta e, muitas outras vidas, por isso sei que foste com o coração cheio de amor e também deixaste os nossos assim, mas com muitas saudades e promessas por realizar", confessou a atriz, mostrando que o amor prevaleceu nos momentos finais da vida de Almeno Gonçalves.















