Alentejo e Madeira abaixo do crescimento real do PIB registado em 2024

  • 17/12/2025

De acordo com as Contas Regionais hoje divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), "estima-se que o Alentejo (1,1%) e a Região Autónoma da Madeira (1,5%) tenham registado os desempenhos mais fracos" face ao crescimento real do país, que se cifrou nos 2,1% em 2024.

 

"No restante território, a evolução foi próxima da média nacional, com o Centro a igualar o país, o Oeste e Vale do Tejo, a Grande Lisboa e a Península de Setúbal a superarem ligeiramente (0,1 pontos percentuais - p.p.) a média nacional", e as restantes regiões (Norte, Algarve e Açores), apresentaram "um crescimento 0,2 p.p. superior ao país".

No crescimento real, "na região Norte, Centro e Oeste e Vale do Tejo, o dinamismo económico resultou sobretudo do crescimento do VAB [Valor Acrescentado Bruto] da indústria e energia (2,8%, 3,2% e 4,1%, respetivamente), acompanhado do desempenho do VAB do comércio, transportes, alojamento e restauração, com acréscimos em volume de 1,8% no Norte e Oeste e Vale do Tejo e 2,6% no Centro".

Já o PIB da Grande Lisboa "beneficiou do crescimento do VAB das atividades informação e comunicação (4,2%), das atividades financeiras e de seguros (3,6%) e do comércio, transportes, alojamento e restauração (2,0%), todos com variações acima da média nacional".

O ramo do "comércio, transportes, alojamento e restauração teve impacto significativo no VAB do Algarve e da Região Autónoma dos Açores, com crescimentos de 1,7% e 4,1% respetivamente (contributos de 0,7 p.p. e 1,1 p.p.)", e nestas duas regiões o PIB também beneficiou "do crescimento do VAB da indústria e energia (9,9% e 6,4%, respetivamente) e da agricultura, silvicultura e pescas (8,9% e 7,1%, pela mesma ordem)".

Na Península de Setúbal o crescimento do PIB "foi impulsionado, sobretudo, pelo aumento do VAB no ramo do comércio, transportes, alojamento e restauração (3,7%), cujo contributo para a variação regional foi de 0,9 p.p", e no Alentejo "o crescimento menos expressivo do PIB deveu-se à redução do VAB da indústria e energia (-2,3%), das atividades imobiliárias (-2,1%) e do comércio, transportes, alojamento e restauração (-0,6%)".

Já o crescimento do PIB na Madeira, inferior ao nacional, "foi condicionado pela redução do VAB dos serviços prestados às empresas (-4,4%), associada à menor atividade no Centro Internacional de Negócios da Madeira, e pelo decréscimo do VAB da administração pública, defesa, saúde e educação (-0,3%)".

Quanto ao crescimento do PIB em termos nominais, que a nível nacional foi de 7,1% em 2024, observaram-se "variações positivas em todas as regiões do país", com destaque para o Algarve (8,3%), a Península de Setúbal (7,8%) e a Região Autónoma da Madeira (7,5%), "claramente acima da média nacional".

"As regiões Norte (7,2%), Grande Lisboa e Região Autónoma dos Açores (ambas com 7,1%) registaram desempenhos próximos da média do país, enquanto o Centro (6,7%), o Oeste e Vale do Tejo (6,6%) e, em especial, o Alentejo (4,5%) apresentaram crescimentos nominais inferiores ao total", pode ler-se no texto do INE.

O texto hoje divulgado pelo INE fecha também os números de 2023, em que o PIB total nacional "cresceu 3,1% em volume, tendo-se registado variações positivas, ainda que heterogéneas, em todas as regiões".

"O Oeste e Vale do Tejo (4,8%), a Região Autónoma da Madeira (4,6%), a Região Autónoma dos Açores (3,5%), o Algarve e o Norte (ambos com 3,4%) e a Grande Lisboa (3,2%) apresentaram os crescimentos mais acentuados e superiores ao país", o "Centro (2,6%) e a Península de Setúbal (1,5%) apresentaram aumentos reais moderados e o Alentejo o menos expressivo (0,5%)".

Leia Também: Capitania do Funchal cancela aviso de agitação marítima forte

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2905795/alentejo-e-madeira-abaixo-do-crescimento-real-do-pib-registado-em-2024#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes