Alemanha 'vinga' humilhação e vai ao Mundial'2026. Eslováquia no playoff
- 17/11/2025
Está encontrada mais uma seleção apurada para o Campeonato do Mundo do próximo ano. A Alemanha goleou, na noite desta segunda-feira, a Eslováquia, por 6-0, e garantiu o primeiro lugar no grupo A. No mesmo dia, a Irlanda do Norte bateu o Luxemburgo (1-0).
A jogar na Red Bull Arena, a Alemanha sabia que uma vitória carimbava o apuramento direto para a prova que decorre no próximo verão no Canadá, nos Estados Unidos da América e no México. Mas do outro lado estava uma seleção que também sonhava com o apuramento direto e que tinha a vitória do passado mês de setembro contra esta mesma seleção alemã como uma inspiração para este jogo da última ronda do grupo A deste apuramento europeu.
No entanto, desde cedo que a formação orientada por Julian Nagelsmann mostrou que não ia permitir qualquer tipo de surpresas em Leipzig. Em cima do minuto 18, Nick Woltemade, do Newcastle, abriu a contagem a favor dos alemães.
Daí em diante, a máquina germânica não parou de marcar. Ainda na primeira parte, e após assistência de Goretza, Serge Gnabry ampliou as contas aos 29 minutos. Até ao tempo de intervalo, um bis de Leroy Sané aos 36 e 41 minutos, com passes de Florian Wirtz, deixou a Alemanha a vencer por quatro golos sem resposta.
E como quatro golos não bastavam, a formação da casa marcou mais dois golos na segunda parte. Ridle Baku, jogador do RB Leipzig e que até estava a jogar num estádio que bem conhece, anotou o quinto tento dos alemães em cima do minuto 67. Assan Ouedraogo pintou a sua estreia pela equipa principal da Alemanha com um golo que fixou o resultado final aos 79 minutos.
Leandro Barreiro perde em solo britânico
No Windsor Park, na cidade norte-irlandesa de Belfast, a formação da casa recebeu e venceu o Luxemburgo por 1-0. Com Leandro Barreiro no onze inicial da formação visitante, o único tento foi apontado por Jamie Donley ao minuto 44, através da cobrança de uma grande penalidade.
Contas feitas, a Alemanha fecha o grupo A no primeiro lugar e com 15 pontos. A Eslováquia termina no segundo lugar com 12 e tem presença garantida no playoff. Irlanda do Norte, com nove pontos, vai ao playoff e Luxemburgo, com zero, não vai ao Mundial'2026.
A mannschaft, campeã mundial em 1954, 1974, 1990 e 2014, assegurou a 21.ª presença em fases finais de Mundiais, a 18.ª seguida. Após ter ficado de fora em 1930 e 1950, a Alemanha assegurou a sexta vaga europeia na 23.ª edição do Campeonato do Mundo.
Quem já está qualificado?
Para além dos anfitriões Canadá, Estados Unidos da América e México, da Europa já se Inglaterra, França, Croácia, Portugal, Noruega, Alemanha e Países Baixos.
Argentina, Brasil, Equador, Colômbia, Uruguai e Paraguai, Marrocos, Tunísia, Egito, Argélia, Gana, Cabo Verde, África do Sul, Costa do Marfim, Senegal, Austrália, Nova Zelândia, Coreia do Sul, Irão, Japão, Jordânia, Uzbequistão, Qatar e Arábia Saudita são as restantes seleções qualificadas para o Mundial do próximo ano.
Leia Também: Laranja Mecânica impera, Países Baixos vão ao Mundial. Polónia no playoff













