Alemanha tem passeios e treinos para cães imaginários: "Louco" ou eficaz?
- 07/12/2025
Uma prática chamada hobby dogging está a fazer sucesso não só entre os donos de animais de estimação, como também nas redes sociais, onde os vídeos que mostram a técnica estão a tornar-se virais. Em causa estão cursos para treinar animais - sem os mesmos.
Explica a instrutora, Barbara Gerlinger, que ensina as pessoas a treinarem os seus animais de estimação imaginários. Tal como é possível ver nos vídeos partilhados na conta da treinadora, ficando um exemplo na galeria acima, os tutores saltam obstáculos, atravessam cones e fazem outros desafios segurando apenas numa trela rígida e coleira (sem animal).
A instrutora, de 65 anos, explicou à agência de notícias alemã dpa que a questão não gira em torno do cão, mas sim à "outra ponta da coleira".
A mulher defende que os donos dos animais têm, por norma, dificuldade em escutá-la quando estão a treinar os seus animais, mas quando estes são apenas imaginários são obrigados a voltarem as atenções para si, concentrando-se neles mesmos, nomeadamente, na sua postura, entoação ou tensão no corpo, questões importantes quando se treina um animal.
Segundo contou à dpa, uma das suas alunas deixa mesmo o seu animal de estimação no carro enquanto vai treinar apenas com Barbara.
Nas redes sociais os vídeos foram alvo de comentários pejorativos, com pessoas a fazer pouco da prática, mas Garlinger desvalorizou as críticas: "É um pouco louco, mas o que não é louco? Vivemos num mundo louco".
E se, por um lado, as críticas chegam às redes sociais, onde há vídeos com mais de cinco milhões de visualizações, há quem apoie a ideia e queira que a ideia seja levada para países como, por exemplo, Estados Unidos ou Japão.
Veja o vídeo na galeria acima.
Leia Também: Brasil: Jovem arrenda casa para abrigar animais. Já resgatou mais de 200













