Alemanha suspende processo contra oligarca russo em troca de 10 milhões
- 30/12/2025
As autoridades alemãs anunciaram, esta terça-feira, que vão suspender temporariamente o processo contra o oligarca russo Alisher Usmanov, que está sujeito a sanções europeias, em troca do pagamento de dez milhões de euros.
Segundo a agência de notícias France-Presse (AFP), que cita o Ministério Público de Munique, o bilionário, aliado do presidente da Rússia, Vladimir Putin, concordou em pagar a quantia exigida.
“Após o recebimento do pagamento, o Ministério Público encerrará definitivamente o processo”, indicou a procuradoria francesa, frisando, contudo, que não se trata de uma multa ou sanção penal e, por isso, a presunção de inocência permanece válida.
“[Após o pagamento] não há possibilidade de reabrir uma investigação contra ele com base no mesmo incidente suspeito”, acrescentou.
O oligarca era suspeito de ter mantido as propriedades, alvo de sanções da União Europeia (UE), sob vigilância de empresas de segurança, mediante o pagamento de 1,5 milhões de euros.
Os procuradores alegaram também que Usmanov não declarou joias, pinturas e vinhos ao órgão de controlo de exportações da Alemanha, de acordo com as regras de sanções da União Europeia. No entanto, Usmanov negou qualquer irregularidade.
Segundo os seus advogados, o oligarca não tinha ligações com as empresas envolvidas nos supostos pagamentos, nem era proprietário ou controlava as propriedades em questão, acrescentando que as sanções da UE não eram diretamente aplicáveis à investigação.
Do total de 10 milhões de euros, 8,5 milhões irão para o tesouro da Baviera e cerca de 1,5 milhões de euros para uma associação estadual para o bem-estar dos prisioneiros.
Usmanov, sublinhe-se, é um dos homens mais ricos da Rússia com uma fortuna estimada em mais de 14 mil milhões de euros. Foi um dos primeiros investidores no Facebook, juntamente com o bilionário Yuri Milner, e detém extensos ativos imobiliários no Ocidente, desde duas propriedades no Reino Unido - Beechwood House em Londres e Sutton Place em Surrey -, avaliadas em 280 milhões de dólares (250,7 milhões de euros) - a casas de luxo em Munique, Alemanha; Lausanne, Suíça; Mónaco; e Sardenha.
Em 2018, Usmanov vendeu a sua posição de 30% na equipa de futebol inglês Arsenal por quase 626,8 milhões de euros.
Leia Também: Kyiv estima que Rússia está a perder 6 soldados por cada ucraniano morto













