Alemanha com 'luz verde' da UE para construir centrais a gás

  • 15/01/2026

Garantir um abastecimento energético fiável e acessível para o setor industrial da primeira economia europeia, confrontada com uma profunda crise industrial, é uma promessa emblemática da coligação do chanceler Friedrich Merz.

 

Berlim chegou a "um acordo de princípio com a Comissão Europeia sobre elementos-chave" da sua "estratégia relativa às centrais elétricas" com o objetivo de "garantir o abastecimento de eletricidade na Alemanha, em conformidade com as regras europeias", indica o Ministério da Economia e da Energia, em comunicado, citado pela AFP.

Serão lançados concursos públicos a partir de 2026 para poder produzir 12 gigawatts adicionais, dos quais 10 com um "critério de longo prazo" que permitirá a construção de "centrais a gás modernas e altamente eficientes", especifica a mesma fonte.

O objetivo é dispor de uma fonte de energia de reserva em caso de escassez de energias renováveis, na ausência de sol e vento, um problema cada vez mais importante com o aumento destas últimas no 'mix' energético alemão.

Os novos equipamentos, que devem entrar em serviço "o mais tardar" em 2031, "serão compatíveis com o hidrogénio e serão totalmente descarbonizados o mais tardar em 2045" através de conversões por etapas, garante o ministério.

A ONG ambientalista Deutsche Umwelthilfe (DUH) denunciou em comunicado uma "má notícia para os consumidores de eletricidade e para os objetivos climáticos", devido aos "custos e emissões de CO2 desnecessários" que as novas construções irão gerar.

Menos poluente do que o carvão, o gás natural pode preencher as lacunas até que as energias renováveis estejam suficientemente desenvolvidas, garantem os seus defensores.

Tanto mais que a Alemanha abandonou definitivamente a energia nuclear em 2023 e deve renunciar às suas centrais a carvão até 2038.

Este plano respeita outro objetivo previsto na lei, o da neutralidade climática das centrais até 2045, argumenta o ministério.

Para apoiar a competitividade das empresas com elevado consumo de energia, a coligação do chanceler Friedrich Merz estabeleceu como prioridade a redução do preço da eletricidade na Alemanha, que aumentou significativamente na sequência da guerra na Ucrânia.

"A saída da energia nuclear foi um grave erro estratégico" para o país, que está a passar pela "transição energética mais cara do mundo", lamentou Merz na quarta-feira, durante uma intervenção perante empresários e industriais.

Leia Também: Há mais clientes no mercado livre de eletricidade. Quantos já são?

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2920241/alemanha-com-luz-verde-da-ue-para-construir-centrais-a-gas#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes