Alemanha ativa escudo antimíssil Arrow adquirido a Israel

  • 03/12/2025

A Alemanha pode agora defender-se "contra mísseis balísticos de longo alcance a altitudes superiores a 100 quilómetros", realçou o responsável da Luftwaffe (Força Aérea alemã), Holger Neumann, durante uma cerimónia na Base Aérea de Holzdorf, a sul de Berlim, no leste da Alemanha.

 

Esta estrutura protetora é o primeiro local operacional de um projeto que custará ao país 3,8 mil milhões de euros, afirmou o porta-voz do Ministério da Defesa, o coronel Mitko Müller, numa conferência de imprensa à parte.

Berlim pretende a implementação completa do seu sistema até 2028 com "a conclusão do último local", acrescentou, sem especificar a localização dos restantes.

Desenvolvido e produzido em conjunto por Israel e pelos Estados Unidos, o míssil Arrow 3, cuja versão mais recente foi implementada em 2017, está a ser utilizado pela primeira vez fora de Israel.

No Médio Oriente, nos últimos dois anos, possibilitou a "interceção de dezenas de mísseis balísticos", lembrou Amir Baram, alto responsável do Ministério da Defesa israelita, em Holzdorf, onde foi hasteada a bandeira de Israel.

Com o Arrow, Berlim está a "assumir as suas responsabilidades" e a "fortalecer o pilar europeu da NATO", enfatizou o Ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius, em comunicado.

Esta entrada em funcionamento representa mais um passo no reforço das Forças Armadas alemãs, uma prioridade do governo desde a invasão em larga escala da Ucrânia pela Rússia, no início de 2022.

A entrada em funcionamento do Arrow complementa o projeto de defesa aérea alemão European Sky Shield (ESSI), apresentado por Berlim em agosto de 2022, que combina os seus mísseis Iris-T para defesa de curto alcance com os sistemas Patriot americanos para mísseis de médio alcance.

A Alemanha lidera este projeto europeu, que inclui agora 24 Estados-membros, incluindo o Reino Unido, mas não a França.

Paris defende um sistema de defesa aérea que utilize equipamento europeu, mas para Berlim a prioridade é agir rapidamente perante a ameaça russa.

Em outubro, os serviços de informação alemães avaliaram a Rússia como pronta para "entrar em conflito militar direto com a NATO" até 2029 e consideraram a Alemanha o "alvo número um da Rússia na Europa", especialmente devido ao seu "papel de liderança no apoio à Ucrânia".

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou na terça-feira que não deseja uma guerra com a Europa, mas está "pronto" para uma se os europeus "a quiserem e a iniciarem".

Leia Também: Das escutas à reforma laboral: "Convergência"? Marques Mendes vs Seguro

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2899073/alemanha-ativa-escudo-antimissil-arrow-adquirido-a-israel#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes