Alegado plano contra embaixador israelita no México é invenção dos media

  • 08/11/2025

"A acusação de uma alegada tentativa iraniana de assassinar a embaixadora do regime israelita no México é uma invenção mediática, uma mentira descarada", afirmou na sexta-feira a embaixada do Irão na Cidade do México.

 

O objetivo "é prejudicar as relações amistosas e históricas entre os dois países [México e Irão], que rejeitamos categoricamente", acrescentou a embaixada, numa série de mensagens publicadas na rede social X.

Horas antes, o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel agradeceu às autoridades mexicanas por frustrarem o que descreveu como um plano apoiado pelo Irão contra Einat Kranz-Neiger.

Um responsável das autoridades norte-americanas indicou à agência de notícias France-Presse (AFP) que o alegado plano envolvia o assassínio da diplomata.

"O plano foi frustrado e não representa, atualmente, uma ameaça", disse à AFP o dirigente, que pediu para não ser identificado.

Segundo a mesma fonte, o plano foi delineado em 2024 pela Força Quds, o braço de operações estrangeiras da Guarda Revolucionária Islâmica, o exército ideológico do Irão.

De acordo com o portal de notícias norte-americano Axios, a tentativa de assassínio foi frustrada no verão passado.

"O Irão e o México partilham interesses idênticos. A segurança e a reputação do México são também a segurança e a reputação do Irão. Nunca trairemos a confiança que o Governo mexicano depositou em nós", garantiu a embaixada iraniana.

"De forma alguma prejudicaremos a boa imagem dos mexicanos, nossos amigos. Consideramos trair os interesses do México como trair os nossos próprios. Respeitar as leis mexicanas é a nossa maior prioridade", acrescentou a missão diplomática.

A embaixada declarou ainda que "a acusação de antissemitismo contra o Irão é uma grande mentira inventada pelas mentes dos líderes racistas israelitas" e sublinhou que no Irão "existem mais de 100 sinagogas, todas abertas ao público e sem necessidade de seguranças".

Também na sexta-feira, o Ministério dos Negócios Estrangeiros do México e o Ministério da Segurança e Proteção dos Cidadãos negaram ter recebido qualquer relato ou ter tido qualquer intervenção contra um alegado ataque iraniano.

Segundo Israel, o plano terá tido origem após ataques aéreos, atribuídos a Telavive, em abril de 2024, ao anexo consular da Embaixada do Irão em Damasco, na Síria, que mataram vários membros da Guarda Revolucionária Islâmica.

O Irão prometeu retaliar e lançou um ataque com mísseis e drones contra Israel.

Os serviços de informações de Israel acusaram em várias ocasiões a Força Quds de planear ataques contra alvos israelitas e judeus no estrangeiro.

Leia Também: Israel agradece ao México por frustrar plano iraniano contra embaixador

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2884975/alegado-plano-contra-embaixador-israelita-no-mexico-e-invencao-dos-media#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes