Ajustes diretos na Marinha? "Explicar é obrigação de Gouveia e Melo"

  • 29/12/2025

O candidato presidencial Luís Marques Mendes reagiu à abertura de um inquérito a Henrique Gouveia e Melo por parte do Ministério Público (MP). Em causa estão ajustes diretos feitos enquanto Gouveia e Melo estava à frente da Marinha.

 

"Aquilo que me parece importante nesta altura é que o candidato Gouveia e Melo venha a público dar uma explicação. É o seu dever e obrigação", afirmou Luís Marques Mendes em declarações aos jornalistas, em Castelo de Vide, no distrito de Portalegre.

"Há uma investigação judicial a Gouveia e Melo que eu não conhecia. O país não conhecia. Aí, a justiça vai decidir no seu tempo próprio", apontou.

Marques Mendes reforçou que uma explicação pública era "dever e obrigação de Gouveia e Melo, se está a ser investigado", e mostrou-se confiante de que o ex-almirante iria "seguramente dar uma explicação" - o que aconteceu minutos depois da intervenção de Marques Mendes.

Questionado sobre se ficou surpreendido com a investigação do MP, Marques Mendes confessou que sim: "Fiquei, porque não sabia. Não sei se algum português sabia. Para mim foi completa novidade. Mas insisto: não comento suspeitas".

MP investiga ajustes diretos na Marinha que envolvem Gouveia e Melo

MP investiga ajustes diretos na Marinha que envolvem Gouveia e Melo

O Ministério Público está a investigar 57 contratos de ajustes diretos na Marinha aprovados por Henrique Gouveia e Melo, atual candidato presidencial. A candidatura do ex-almirante já garantiu que este nunca prestou declarações, nem foi notificado para o fazer.

Natacha Nunes Costa | 09:59 - 29/12/2025

Boletins e nomes que não deviam lá estar: "Lamentável"

Marques Mendes foi também questionado quanto à polémica que envolve os boletins de voto, que vão contar com três nomes de cidadãos que tentaram entrar na corrida a Belém, mas não cumpriram os pressupostos exigidos, ficando de fora da corrida. "Acho que mais do que estranho, é um sintoma de desleixo por parte do Estado. Acho inqualificável. Acho lamentável. O Tribunal Constitucional diz que há 11 candidatos em condições de disputarem a eleição e depois no boletim aparecem 14? É desleixo da parte do Estado."

Para além de classificar a situação - que já tem vindo a ser criticada - como desleixo, Marques Mendes apontou ainda que esta devia ser "corrigida". "Alguém devia dar uma explicação e, sobretudo, corrigir esta situação. Acho profundamente lamentável. É um sinal do pior desleixo possível da parte do Estado."

Conselho de Estado? "Normal não é"

Também a reunião de Conselho de Estado marcada para 9 de janeiro foi um tema - novamente - abordado. Note-se que já no domingo o candidato falou sobre esta reunião, marcada nos últimos dias. Esta deverá ser a última reunião presidida por Marcelo Rebelo de Sousa. Aos jornalistas, Marques Mendes disse ontem que a reunião significa "três horas a menos na campanha" e que não tem nenhum problema com isso.

As declarações surgiram depois de Gouveia e Melo ter dito que ser-se membro do Conselho de Estado não é compatível com ser-se candidato presidencial, referindo-se apenas a Marques Mendes. Note-se que também André Ventura é Conselheiro de Estado.

Esta segunda-feira, Marques Mendes foi questionado sobre o timing da reunião, dado que esta decorre pouco antes das Presidenciais, marcadas para 18 de janeiro. "Normal não é. Mas há muitas coisas anormais que estão neste momento a acontecer. As notícias apontam para que possamos estar na iminência de uma solução na Ucrânia - não sei se sim, se não. As notícias dizem que sim. Portugal tem obrigações nesse domínio - quer em matéria de financiamento, quer eventual utilização de tropas em tempo de paz. Perante isto, o Presidente terá considerado urgente ouvir o Conselho de Estado."

"Não tenho razões para duvidar do critério do Presidente da República. Manda o sentido de Estado que, se é preciso fazer um Conselho de Estado, se faça - mesmo em campanha eleitoral e quem é Conselheiro de Estado tire um bocadinho da campanha. É colocar os interesses do país acima de quaisquer outros interesses", reforçou.

[Notícia atualizada às 12h18]

Leia Também: EUA e Ucrânia discutem paz, mas... há "questões espinhosas". O que falta?

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2910837/ajustes-diretos-na-marinha-explicar-e-obrigacao-de-gouveia-e-melo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes