Airbus exige alteração do software de milhares A320. TAP pode ser afetada
- 28/11/2025
A Airbus anunciou, esta sexta-feira, ter ordenado uma alteração imediata no software de um “número significativo” de aeronaves da família A320, o que poderá impactar metade da frota a nível mundial, segundo disseram fontes do setor à Reuters.
“A Airbus reconhece que estas recomendações causarão perturbações operacionais aos passageiros e clientes”, apontou a entidade, num comunicado citado por aquela agência de notícias.
Em causa estará um incidente num voo da JetBlue, que seguia de Cancún, no México, para Newark, em Nova Jérsia, no qual vários passageiros ficaram feridos, na sequência de uma perda acentuada de altitude, a 30 de outubro.
Nessa ocasião, descobriu-se que a radiação solar intensa pode corromper dados críticos para o funcionamento dos sistemas de controlo de voo.
Saliente-se que as companhias aéreas nacionais TAP Air Portugal e a Azores Airlines utilizam aeronaves da família A320. A TAP faz uso de modelos como o A320-200 e o A320neo, com várias configurações, enquanto a Azores Airlines opera um A320neo.
Existem cerca de 11.300 aeronaves da família A320 em operação, incluindo 6.440 do modelo principal A320, que voou pela primeira vez em 1987.
[Notícia atualizada às 19h54]
Leia Também: Critical Software e Airbus desenvolvem aplicações aeroespaciais













