Airbus envia técnico a Istambul: Avião do Papa é um A320
- 29/11/2025
A Airbus enviou um técnico a Istambul, na Turquia, para se certificar de que o avião que transporta o Papa Leão XIV (também ele um A320) cumpre todos os requisitos de segurança antes de levantar voo.
Num comunicado divulgado pela Santa Sé, este sábado, e citado pelo El País, é dado a conhecer que "um componente da aeronave e o técnico que o substituirá estão a ser levados para Istambul".
Diz a imprensa italiana que a operação visa resolver o problema encontrado nos A320 da forma mais simples: através da atualização do software do programa de voo - à semelhança do que aconteceu a outras seis mil aeronaves da mesma família.
Ao El País, fontes do Vaticano acrescentaram ainda que vai ser feita substituição de um monitor, como parte do serviço de manutenção da empresa. Espera-se que, ao longo da tarde, o problema seja resolvido.
Com o envio de um técnico a Istambul, a viagem planeada do Bispo de Roma deverá continuar sem percalços: no domingo parte de Istambul para Beirute, a capital libanesa.
O Papa Leão XIV encontra-se numa visita de seis dias à Turquia e ao Líbano, que teve início na quinta-feira, dia 27 de novembro, quando se encontrou com o presidente turco, Tayyip Erdogan. No domingo parte para Beirute onde vai permanecer até à próxima terça-feira, dia 2 de dezembro.
Airbus anunciou paralisação de aeronaves A320
Recorde-se de que a Airbus anunciou na sexta-feira a paralisação de todas as aeronaves A320 (a mesma que transporta o Papa e uma comitiva de 82 jornalistas) até o software ser atualizado, após descobrir que a radiação solar intensa pode corromper dados críticos para o funcionamento dos sistemas de controlo de voo. A falha foi descoberta depois de um voo da JetBlue sofrer uma descida acentuada no final de outubro, deixando mais de uma dezena de pessoas feridas.
Por isso mesmo, a empresa informou todas as companhias aéreas que a reparação tinha de ser concluída antes de as aeronaves levantarem voo.
Para a maioria dos aviões, a atualização do software da versão anterior deverá demorar "algumas horas" (como a de Leão XIV), mas, para cerca de mil aeronaves, implicará a troca do hardware do computador, "o que levará semanas".
Em Portugal, a TAP, que também usa os aviões Airbus A320, já informou que está a fazer as devidas atualizações e que a situação tem tido um "impacto reduzido" nas operações: não houve cancelamento de voos.
Leia Também: A320 da TAP? Atualização do software em curso "sem cancelamento" de voos













