Air Macau atualiza software de aviões A320 após notificação de Airbus

  • 29/11/2025

"Na sequência da notificação da Airbus em 28 de novembro de 2025, que solicitava atualizações de 'software' preventivas para as aeronaves da família A320, a Autoridade de Aviação Civil (AACM) instruiu imediatamente a Air Macau a avaliar e solucionar o problema", lê-se num comunicado da autoridade.

 

Após este pedido, continua-se na nota, a companhia aérea de bandeira da região semiautónoma chinesa "agiu prontamente, atualizando os 'softwares' necessários nas aeronaves afetadas" e "realizando os ajustes necessários na reprogramação de voos afetados, minimizando os transtornos aos passageiros".

A AACM vai "continuar a monitorizar a situação para garantir a segurança operacional dos serviços aéreos", conclui-se.

De acordo com o canal de rádio chinês da Teledifusão de Macau, 12 aeronaves da Air Macau foram afetadas, sendo esperados "pequenos atrasos nos voos".

A Airbus anunciou na sexta-feira a recolha de aproximadamente 6.000 aviões A320 para a substituição urgente do 'software' de controlo de voo, vulnerável à radiação solar, após um incidente no final de outubro nos Estados Unidos.

Em comunicado, a fabricante aeronáutica informou que solicitou a todas as companhias aéreas clientes que utilizam este 'software' que "suspendam imediatamente os seus voos" após a análise do incidente técnico.

A empresa reconheceu que "estas recomendações causarão interrupções operacionais para os passageiros e clientes".

"Pedimos desculpa pelo incómodo causado e trabalharemos em estreita colaboração com os operadores, mantendo a segurança como a nossa prioridade absoluta e primordial", acrescentou.

A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) indicou em comunicado que foi informada da situação pela Airbus.

"Estas medidas podem causar interrupções de curto prazo nos horários dos voos e, consequentemente, transtornos para os passageiros. No entanto, como sempre acontece na aviação, a segurança é primordial", referiu a EASA.

O incidente ocorreu em 30 de outubro, num voo da JetBlue entre Cancún, no México, e Newark, perto de Nova Iorque, quando uma aeronave teve de realizar uma aterragem de emergência em Tampa, na Florida.

A análise do incidente "revelou que a intensa radiação solar pode corromper dados essenciais para o funcionamento dos controlos de voo", informou a empresa europeia.

Para a maioria das aeronaves, a atualização do 'software' da versão anterior demorará "algumas horas".

Mas, para cerca de mil aeronaves, implicará a troca do 'hardware' do computador, "o que levará semanas", revelou à agência France-Presse (AFP) fonte ligada ao processo.

O incidente envolve um dispositivo - ELAC - Elevator Aileron Computer - fabricado pela Thales.

Este fornecedor da Airbus esclareceu à AFP que não era responsável pelo problema: "A funcionalidade em causa é suportada por um 'software' que não é da responsabilidade da Thales", garantiu.

A Airbus não especificou qual a empresa que concebeu e atualiza este 'software'.

A Iberia, parte do grupo IAG, confirmou hoje que está a trabalhar para realizar as "alterações necessárias" nas suas aeronaves A320 em segurança e garantiu que as operações de sábado não serão afetadas por esta situação, noticiou a agência Efe.

Já companhia aérea colombiana Avianca estimou que 70% da sua frota seja afetada e prevê "interrupções significativas nos próximos dez dias", tendo explicado em comunicado que a venda de bilhetes está suspensa até 08 de dezembro.

O Airbus A320, que entrou ao serviço em 1988, é a aeronave mais vendida no mundo. Em setembro, a Airbus destronou o Boeing 737, da fabricante norte-americana Boeing, cuja primeira unidade foi entregue em 1968.

No final de setembro, a Airbus tinha entregado 12.257 aviões A320 (incluindo versões de classe executiva), em comparação com 12.254 Boeing 737.

Leia Também: Aviões Airbus A320 paralisados? Saiba o que aconteceu (e os impactos)

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2896740/air-macau-atualiza-software-de-avioes-a320-apos-notificacao-de-airbus#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes