Ainda "Titanic" estreava e tentou adivinhar-se 2025: No que se acertou?

  • 30/12/2025

Corria o ano de 1998 quando a empresa de recolha de dados Gallup e a publicação USA Today realizaram um inquérito a 1.055 norte-americanos. À medida que o ano chega ao fim, o tema não podia ser mais atual: Como esperavam estas pessoas que o mundo estivesse em 2025.

 

Apesar de a amostra ser curta face aos 348 milhões de pessoas que, segundo a Worldometer, vivem hoje nos EUA, os resultados podem ser encarados de forma surpreendente, já que houve vários temas em que os inquiridos não estiveram longe.

Em 1998 o filme "Titanic" tornava-se um dos três filmes a liderar o recorde de mais Óscares arrecadados (partilhando o 1.º lugar - e 11 estatuetas - com "Ben-Hur" e "O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei"). No entanto, foi neste ano - quando ainda existiam e se usavam telefones com fio - que muitos norte-americanos receberam a chamada para este inquérito, respondendo a maioria que acreditavam que, de 27 anos a partir daí, o país iria eleger o primeiro presidente negro ou legalizar os casamentos entre pessoas do mesmo sexo, que se tornariam "comuns". A maior parte dos inquiridos acreditava também que uma doença "nova e mortal" iria acontecer, o que se confirmou com a pandemia de Covid-19.

A maioria das pessoas no final do século XX duvidava que as viagens ao Espaço se tornassem comuns para a maioria dos norte-americanos ou que formas de vida extraterrestre entrassem em contacto com a Terra. A maioria doas pessoas (66%) achavam ainda que por esta altura os EUA já teriam eleito uma mulher presidente, assim como uma cura para a SIDA já teria sido encontrada (60%).

Quanto ao panorama global, pouco mais de metade (51%) acreditava que o país estaria envolvido numa conflito à escala global.

As questões feitas pelo telefone, e cujas respostas foram arquivadas até hoje no Centro Roper, na Universidade de Cornell, em Nova Iorque, indicam também que o pessimismo seria a aposta para os inquiridos.

Segundo os resultados citados pela CNN Internacional, embora 70% dos inquiridos acreditasse que a qualidade de vida iria melhorar para os mais ricos, havia dúvidas sobre a classe média: metade achou que sim, e a outra metade achou que não. Quanto aos mais pobres, a maioria das pessoas que foram questionadas acharam que em 2025 a vida para esta parte da população estaria pior.

"Quase 8 em cada 10 esperavam que os norte-americanos no futuro tivessem menos privacidade pessoal, e 57% acreditavam que experimentariam menos liberdade pessoal", lê-se no artigo, que adianta que "a maioria também esperava taxas de criminalidade mais altas, pior qualidade ambiental e valores morais mais baixos."

Quanto aos filhos, uma maioria de 71% achava que "seria mais difícil criar filhos para serem boas pessoas".

Zodíaco: O que reservam os astros para 2026? As previsões para cada signo

Zodíaco: O que reservam os astros para 2026? As previsões para cada signo

Isabel Guimarães, astróloga profissional e sócia número um da ASPAS – Associação Portuguesa de Astrologia, assina este artigo com as previsões de cada signo para o próximo ano. Saiba o que pode esperar.

 Notícias ao Minuto | 09:38 - 30/12/2025

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2911351/ainda-titanic-estreava-e-tentou-adivinhar-se-2025-no-que-se-acertou#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes