Ainda há 266 mil clientes sem energia. Impactos "não têm paralelo"

  • 30/01/2026

A E-REDES divulgou, esta sexta-feira, que ainda há 266 mil clientes sem energia elétrica, até às 15h00, e revela que os "impactos causados pela Depressão Kristin não têm paralelo com qualquer outro regime perturbado sentido em Portugal continental". 

 

"A E-REDES tem cerca de 266 mil clientes por alimentar, estando os meios operacionais concentrados nos distritos de Leiria, Santarém, Portalegre, Coimbra e Castelo Branco, os mais impactados nesta altura, sendo que a grande maioria dos clientes por alimentar estão localizados no distrito de Leiria, cerca de 209 mil. Santarém e Portalegre com cerca de 17 mil cada, Coimbra com 12 mil e Castelo Branco com 10 mil", pode ler-se num comunicado enviado às redações. 

A empresa assegura que "estão mobilizados todos os meios operacionais disponíveis, humanos e equipamentos, distribuídos pelas áreas mais afetadas. Para reforço e mitigação dos danos causados, a E-REDES mobilizou três centrais móveis e cerca de 250 geradores".

"Sublinhando que os impactos causados pela Depressão Kristin não têm paralelo com qualquer outro regime perturbado sentido em Portugal continental, estão ainda mobilizados drones e helicópteros para o distrito de Leiria, que vão permitir uma maior e mais exata visibilidade dos danos causados nas infraestruturas elétricas", pode ler-se na nota divulgada. 

A E-Redes explica ainda que "os trabalhos de reparação da E-REDES estão concentrados na reposição da rede de alta e média tensão, na zona centro do país", sendo que, "nesta altura, estão mobilizadas todas as equipas, com 1200 operacionais no terreno. Os efeitos mais agressivos desta depressão foram sentidos nos distritos de Leiria, Coimbra, Santarém, Castelo Branco e Portalegre".

A prioridade neste momento

A empresa explica que "é neste momento prioritário, repor a rede de alta tensão com 680 km danificados, no distrito de Leiria e energizar as três subestações que ainda estão sem alimentação e reparar os 46 postes partidos neste nível de tensão".

"Segue-se a reparação de todos os problemas já identificados na rede de média tensão, com cerca de 600 postes partidos ou danificados, o que corresponde a cerca de 3750 km de rede, nos distritos já referidos e ao mesmo tempo onde já for possível resolver os problemas de baixa tensão", pode ler-se.

Segundo a E-REDES, a "colocação de geradores em apoio de hospitais e outros serviços fundamentais para a vida dos cidadãos (água, telecomunicações, proteção civil e autoridades) é também uma prioridade, assim como a colocação de geradores em todas as sedes de concelho onde ainda não se conseguiu fazer a reposição da energia".

"No atual cenário, existem constrangimentos que impedem uma mais rápida e desejada reposição da energia aos clientes. As condições de mobilidade no terreno, a intermitência das condições atmosféricas estão a condicionar os trabalhos de reparação da rede, fragilizada pela destruição feroz e de grande abrangência dos estragos, sobretudo no distrito de Leiria", conclui a empresa.

[Notícia atualizada às 15h48]

Leia Também: Ainda há 266 mil clientes sem energia. Impactos "não têm paralelo"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2929525/ainda-ha-266-mil-clientes-sem-energia-impactos-nao-tem-paralelo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes