AIEA reúne Conselho de Governadores sobre preocupações com segurança

  • 30/01/2026

A guerra na Ucrânia "continua a representar a maior ameaça mundial à segurança nuclear", declarou o diretor-geral da AIEA, Rafael Grossi, na abertura da reunião, realizada na sede da agência das Nações Unidas, em Viena, na Áustria.

 

"Esperamos sinais fortes de apoio, bem como uma avaliação da situação", afirmou aos jornalistas o embaixador da Ucrânia, Yurii Vitrenko, antes do início da reunião, acrescentando que já era "mais do que tempo" de o Conselho da AIEA "se debruçar sobre esta situação".

Treze países, liderados pelos Países Baixos, solicitaram por carta ao Conselho da AIEA que "se reunisse à luz dos mais recentes desenvolvimentos na Ucrânia e das suas implicações para a segurança nuclear".

"As nossas delegações partilham uma preocupação crescente quanto à gravidade e à urgência dos riscos para a segurança nuclear que esta situação gera", escreveu o representante permanente dos Países Baixos junto da AIEA, Peter Potman, ao presidente do Conselho de Governadores, Ian David Grainge Biggs, numa carta datada de 21 de janeiro, a que a agência noticiosa France-Presse (AFP) teve acesso.

A missão de peritos da AIEA, em curso há várias semanas em subestações elétricas e centrais da Ucrânia, deverá terminar no próximo mês, indicou Vitrenko.

Esta missão visa avaliar a situação em dez subestações elétricas "cruciais para a segurança nuclear", referiu hoje Rafael Grossi.

O representante permanente da Rússia junto das organizações internacionais em Viena, Mikhail Ulianov, criticou, por seu lado, a realização da reunião, considerando-a "motivada exclusivamente por considerações políticas" e sem "qualquer necessidade real".

A Ucrânia tem acusado repetidamente a Rússia de visar as suas centrais nucleares, afirmando que os bombardeamentos russos podem desencadear uma nova catástrofe.

Na semana passada, ataques deixaram temporariamente a central nuclear de Chernobyl sem fornecimento externo de eletricidade.

Apesar de ter os seis reatores desligados, a central nuclear de Zaporijia, ocupada desde março de 2022 pelas forças russas e a maior da Europa, necessita igualmente de eletricidade para o processo de arrefecimento.

No início deste mês, a Rússia e a Ucrânia acordaram um cessar-fogo localizado para permitir reparações na última linha de alimentação elétrica de emergência ainda operacional que abastece Zaporijia.

Leia Também: Autoridades ordenam retirada de famílias de 7 aldeias em Kharkiv

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2929565/aiea-reune-conselho-de-governadores-sobre-preocupacoes-com-seguranca#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes