Aguiar-Branco frisa que "não é a partir de Lisboa que se adiam eleições"

  • 08/02/2026

Estas posições foram assumidas por José Pedro Aguiar-Branco na Universidade Católica do Porto, após ter votado na segunda volta das eleições presidenciais, disputadas entre António José Seguro e André Ventura.

 

Confrontado com a ideia de que esta segunda volta das eleições presidenciais deveria ter sido adiada face aos efeitos das recentes tempestades no território nacional continental, o presidente da Assembleia da República rejeitou totalmente essa tese.

"A nossa lei é muito clara, e uma das grandes conquistas do 25 de Abril de 1974 é também a qualidade dos nossos atos eleitorais. A nossa lei diz que são os que se encontram mais próximos das populações, os autarcas e a Comissão Nacional de Eleições, que têm as condições para poder avaliar se o ato eleitoral pode ou não ser exercido, nomeadamente no dia de hoje. E não é a partir de Lisboa que se adiam eleições", salientou.

Segundo o presidente da Assembleia da República, são os autarcas que estão mais próximos das populações quem sabe "quais são as condições para as pessoas poderem exercer um direito, que é o direito maior em democracia".

Uma decisão de adiar eleições, prosseguiu, "não depende da vontade de A ou de B, não depende tão pouco de Lisboa, depende daqueles que estão no terreno próximo daqueles que sofrem e que sabem avaliar melhor se há ou não há condições" para a realização do ato eleitoral.

"E aqueles que acharam que não havia condições, aí não será exercido o direito de voto hoje, mas sim, tal como a lei determina, daqui a oito dias", completou.

Antes, o presidente da Assembleia da República já tinha deixado "uma palavra de solidariedade para todos os que continuam hoje também a sofrer, para aqueles também que estão a ajudar de forma abnegada quem sofre".

A seguir, José Pedro Aguiar-Branco advogou que campanha eleitoral foi suficientemente esclarecedora, sobretudo, "quando se trata de uma segunda volta que, digamos, é como que um prolongamento do que tinha sido a primeira volta".

"Os portugueses também tiveram todas as condições para estar esclarecidos", advogou.

Interrogado sobre os mandatos de Marcelo Rebelo de Sousa como Presidente da República, José Pedro Aguiar-Branco disse que este ainda não é o momento para balanços, mas elogiou o atual chefe de Estado.

Marcelo Rebelo de Sousa "cumpriu com muita dignidade e com grande qualidade o exercício e a magistratura do Presidente da República. E, por isso, acho que na História de Portugal ficará como um bom Presidente", declarou.

Para o presidente da Assembleia da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ao longo de dez anos, enfrentou situações que têm a ver com a dimensão do exercício democrático.

"E o Presidente da República esteve sempre à altura nesses momentos, fazendo com que a democracia funcionasse", frisou.

Questionado sobre o que espera do novo chefe de Estado em matéria de relações institucionais entre órgãos de soberania, respondeu: "Espero - e tenho a certeza que isso acontecerá - que o novo Presidente da República, no respeito pela Constituição, saberá precisamente ser um contribuinte para que a articulação entre os órgãos de soberania se faça como é exigível na democracia".

Uma articulação "com respeito por cada um dos órgãos de soberania, nomeadamente a Assembleia da República e também o Governo. Acredito que assim será, também para que a nossa democracia tenha um funcionamento de normalidade. Devo dizer que a nossa democracia, hoje, quando há tantas ameaças no mundo, nomeadamente no quadro internacional em que andamos a mover-nos, é reconhecida como um exemplo", acrescentou.

Leia Também: AO MINUTO: Seguro e Ventura já votaram; Eleições com "normalidade"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2935385/aguiar-branco-frisa-que-nao-e-a-partir-de-lisboa-que-se-adiam-eleicoes#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes