Agropecuária diz que exigência dos EUA relativa à água provocará a "fome"

  • 12/12/2025

"Se entregar a água, estará a colocar em risco a água para consumo humano e, obviamente, a água para produzir [no campo mexicano]", afirmou esta quinta-feira, o presidente do Conselho Nacional Agropecuário (CNA), Jorge Esteve Recolons, citado pela EFE.

 

O líder do principal organismo que representa o setor agroalimentar do país sustentou que a medida afetaria comunidades e produtores de Tamaulipas, Nuevo León, Coahuila, Chihuahua, Sonora e Baja California, que dependem dos recursos hídricos tanto para o abastecimento básico como para atividades agrícolas.

De acordo com Esteve, pagar pela água aos Estados Unidos geraria um problema sério para a região fronteiriça, onde milhões de pessoas e centenas de milhares de hectares de cultivo dependem dos sistemas de irrigação.

"Sem dúvida [a medida exigida pelos EUA] geraria muita fome e muitos danos na zona. Geraria uma migração para os Estados Unidos que ninguém poderia parar", afirmou.

A advertência do CNA ocorre após Trump anunciar no passado dia 08 a imposição de uma tarifa de 5% ao México por alegado incumprimento na entrega de água, estabelecida no Tratado de Águas de 1944, numa resposta da Casa Branca a um suposto descontentamento entre os agricultores do Texas.

"Os Estados Unidos precisam que o México liberte 200.000 pés-hectares [cerca de 246,5 mil milhões de litros] de água antes de 31 de dezembro e o restante deverá ser pago posteriormente", disse Trump ao justificar a sanção comercial.

"É muito injusto para os agricultores dos Estados Unidos, que merecem a água tão necessária", acrescentou.

Produtores do Texas, Novo México, Arizona e Califórnia solicitaram que o pagamento da água seja incluído como prioridade na revisão do Tratado México-Estados Unidos-Canadá (T-MEC), considerando que a falta de entregas mexicanas de água reduziu as suas colheitas.

O presidente da CNA também sublinhou que a medida tarifária impulsionada por Trump para produtos agrícolas não afeta apenas o México, como no caso do tomate ou do abacate, entre outros produtos agrícolas mexicanos.

"O principal afetado seria o consumidor norte-americano", afirmou, pois uma tarifa sobre as exportações mexicanas aumentaria os custos dos alimentos e outros bens, num contexto em que os preços já estão em alta nos Estados Unidos.

"Diariamente, os preços dos alimentos e outros bens e serviços estão a subir, o que a medida anunciada por Donald Trump geraria mais problemas com os preços", sustentou.

Esteve classificou a exigência do Presidente norte-americano como "impossível", dada a pressão hídrica que vivem as regiões produtoras do México.

Além disso, o responsável pediu que se assumissem responsabilidades internas: "É preciso fazer análises e pesquisas para corrigir o problema existente", solicitou.

O líder agropecuário insistiu que qualquer decisão sobre o cumprimento das normas hídricas deve considerar, em primeiro lugar, a segurança alimentar e o direito humano à água nas comunidades mexicanas.

Leia Também: Trump ameaça aumentar tarifas alfandegárias sobre produtos mexicanos

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2902931/agropecuaria-diz-que-exigencia-dos-eua-relativa-a-agua-provocara-a-fome#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes