Agressões no parlamento turco durante tomada de posse de ministro. Veja
- 12/02/2026
O parlamento turco foi palco de confrontos entre deputados do partido do executivo e da oposição, na quarta-feira, dia 11 de fevereiro. Tudo aconteceu quando o novo ministro da Justiça tomava posse, uma vez que é uma figura controversa no seio político.
Akin Gurlek, que era procurador-geral, foi nomeado pelo presidente da Turquia, Recep Tyyop Erdogan, para assumir a pasta do ministério da Justiça.
No entanto, os ânimos exaltaram quando o partido da oposição tentaram impedir que Gurlek tomasse posse.
No vídeo - que está acima -, é possível ver os ânimos exaltados e os deputados a empurrarem-se e a agredirem-se.
Akin Gurlek, agora ex-procurador-geral, presidiu julgamentos de grande repecursão contra vários membros do principal partido da oposição, o Partido Republicano do Povo (CHP). Este processos tem vindo a ser denunciados pela oposição como sendo politicamente motivados.
Depois dos confrontos, Gurlek tomou posse cercado por deputados do partido do governo.
De notar que cententas de funcionários de municípios administrados pelo CHP foram presos após terem sido feitas investigações sobre corrupção. Entre eles está o autarca de Istambul, Ekrem Imamoglu, que é considerado o principal rival de Erdogan, que foi preso no ano passado.
Apesar de não ter sido dada nenhum motivo oficial para a reestruturação do atual governo, o Diário Oficial referiu que alguns dos ministros anteriores "solicitaram a exoneração".
Leia Também: Irão defende Omã para diálogo com EUA na falta de acordo para outro lugar













