Agredia os pais e extorquia-lhes dinheiro para droga. É inimputável
- 17/01/2026
A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve um homem, de 53 anos, suspeito de agredir os pais idosos a quem exigia, sob ameaça, dinheiro para comprar estupefacientes. A detenção foi realizada no passado dia 14 de janeiro, fora de flagrante delito, pela Divisão Policial de Cascais.
Num comunicado enviado às redações, a PSP afirma que o suspeito é toxicodependente e já tem um histórico de violência contra os pais de 88 e 91 anos. O homem, aliás, "já havia cumprido uma medida de segurança de internamento em estabelecimento psiquiátrico, após ter sido declarado inimputável perigoso".
Contudo, em 2025, o suspeito regressou à liberdade e, desde então, tem-se dirigido "à casa dos seus progenitores para lhes exigir dinheiro para adquirir produto estupefaciente".
"Quando não lhe abriam a porta, o suspeito desferia pontapés na mesma até que as vítimas a abrissem e, no momento em que acedia à casa dos pais, dirigia-se a todos os compartimentos e abria as gavetas à procura de dinheiro", informa a PSP na mesma nota.
Num destes momentos, o homem terá, inclusive, conseguido levar "um envelope com três mil euros que se encontrava no interior do bolso de um casaco de outra das vítimas".
E quando os pais se recusavam a entregar o dinheiro "eram injuriados e ameaçados".
Num dos episódios, "perante a recusa dos pais em dar-lhe dinheiro, colocou as duas mãos no pescoço do seu pai e ameaçou-o de morte".
O pai do suspeito consegue afastá-lo de si com a sua bengala, que o homem depois "agarra e parte ao meio nas suas próprias pernas".
Após a detenção, o homem foi presente perante a autoridade judiciária, que lhe aplicou a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva. O suspeito deverá cumprir a mesma num hospital psiquiátrico "ou outro estabelecimento análogo", onde seja possível prevenir o perigo de fuga do detido e também que o mesmo cometa novos crimes.
Leia Também: PSP detém homem em Elvas para cumprimento de pena efetiva de prisão













