Agravamento do mau tempo adia início da época de ciclismo
- 04/02/2026
"A decisão resulta do agravamento das condições climatéricas previstas, bem como do facto de algumas das vias do percurso não reunirem, neste momento, as condições de segurança necessárias para a passagem dos ciclistas", lê-se em comunicado federativo.
A atual situação de calamidade recomenda "um cenário de prudência máxima, exigindo a total disponibilidade dos meios de socorro, de forma a evitar constrangimentos ou bloqueios à circulação de veículos de emergência", lembra a FPC.
"Neste contexto, e com o objetivo de salvaguardar a segurança de corredores, equipas, organização, fornecedores e público, foi consensualmente decidido adiar a prova para o dia 14 de março (sábado), mantendo-se o formato inicialmente previsto", acrescenta a nota.
A decisão de adiar a Prova de Abertura - Região de Aveiro foi tomada esta tarde durante uma reunião entre a FPC, as forças de segurança, a Proteção Civil, os presidentes das Câmaras Municipais de Ílhavo e Ovar e representantes da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.
"A Federação Portuguesa de Ciclismo agradece a compreensão de todos e expressa a sua solidariedade institucional com as entidades e comunidades afetadas, reiterando a importância da cooperação e da responsabilidade coletiva num contexto de risco acrescido", conclui o comunicado.
A Prova de Abertura, que iria ligar Ílhavo a Ovar, ao longo de 160,7 quilómetros, marcava o arranque da época velocipédica nacional, que agora acontecerá em 14 de fevereiro, na Clássica da Figueira.
Todos os distritos de Portugal continental estão hoje e quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte, passando a aguaceiros, devido à passagem da depressão Leonardo, segundo o IPMA.














