"Agora mais simples". Sabe que pode pedir estes subsídios online?
- 23/12/2025
Sem deslocações, sem filas e sem perder tempo: há vários subsídios e apoios que podem ser pedidos través da Segurança Social Direta. Alguns deles, refira-se, estão relacionados com a parentalidade, anunciou o Instituto da Segurança Social (ISS), através das redes sociais.
"Proteção na parentalidade: agora mais simples e digital! O acesso aos apoios na parentalidade está mais rápido, cómodo e acessível", pode ler-se numa publicação do ISS partilhada na rede social Instagram.
Assim, através do Portal da Segurança Social, pode pedir online:
- Subsídio Parental Inicial (com simulação de valores e períodos)
- Subsídio Social Parental Inicial
- Subsídio Parental Alargado
- Subsídio para Assistência a Filho
- Subsídio por Riscos Específicos
Como pedir?
De acordo com a Segurança Social, no menu principal do Portal da Segurança Social, selecione 'Família' > 'Maternidade e Paternidade'.
Segundo o ISS, "todo o processo é 100% digital, sem necessidade de deslocações, garantindo rapidez e segurança". Além disso, "pode ainda optar pelo pagamento por transferência bancária, para receber o subsídio de forma simples e eficaz".
"Antes de submeter o pedido, utilize o Simulador de Parentalidade, disponível no menu “Simuladores”, e planeie com antecedência o apoio a que tem direito", recomenda a Segurança Social.
Tem 7 minutos? É quanto precisa para saber se tem direito a algum apoio
Segurança Social disponibiliza um simulador de prestações sociais que, na prática, revela se tem direito a algum dos mais de 60 apoios. A resposta surge depois de responder a um questionário online, que tem um tempo médio de preenchimento de sete minutos.
"De forma simples e rápida saiba as prestações e subsídios da Segurança Social a que pode ter direito e a forma de os pedir. Os resultados apresentados dependem exclusivamente dos dados que introduzir e não são vinculativos", pode ler-se no portal da Segurança Social.
Pode aceder ao simulador através deste link.
Saiba o que vai precisar
De acordo com o organismo, para poder responder às perguntas do simulador da forma mais correta possível, irá precisar de algumas informações.
"As questões têm como objetivo determinar para que subsídios/prestações poderá estar elegível e todos os dados pedidos são relevantes para determinadas prestações sociais e, por isso, é importante que responda da forma mais correta possível. Pode consultar a simulação efetuada clicando no botão 'Consultar Simulação'", pode ler-se no mesmo portal.
- Valor dos rendimentos brutos anuais
"O rendimento anual bruto é o valor em dinheiro que cada pessoa ganha anualmente, antes dos descontos, incluindo os seus ordenados, ganhos de investimentos que fez, rendas de casa, pensões e prestações sociais. O rendimento bruto é igual à soma total de todos os rendimentos anuais, antes dos descontos. Não devem ser incluídos rendimentos obtidos pelos jovens trabalhadores-estudantes durante as férias escolares nem dos trabalhadores-estudantes com idade igual ou inferior a 27 anos, cujo valor anual não seja superior a 14 vezes o salário mínimo", pode ler-se. - Valor do património mobiliário
"O património mobiliário é constituído pelos depósitos bancários e outros valores mobiliários, tais como ações, obrigações, certificados de aforro, títulos de participação e unidades de participação em instituições de investimento coletivo. Deve indicar o valor do património mobiliário à data do requerimento ou do pedido de prestação social", explica a Segurança Social. - Grau de incapacidade ou deficiência (se aplicável)
"O grau de incapacidade atesta a percentagem de incapacidade física ou mental, permanente ou temporária e determina se uma pessoa está apta ou incapaz de trabalhar", pode ler-se. Onde obter esta informação? "O grau de incapacidade pode ser consultado no Atestado Médico de Incapacidade Multiuso que deve ser solicitado através da marcação de uma consulta com a junta médica no Centro de Saúde", é referido.
Deve ainda ter em conta o seguinte:
"Se reside, trabalha ou trabalhou no estrangeiro, os resultados desta simulação podem não refletir com precisão a sua situação específica; As prestações apresentadas nos resultados das simulações respeitam à pessoa que está a efetuar a simulação e respetivos dependentes. Para os restantes elementos do agregado familiar saberem as prestações a que podem ter direito, como por exemplo o subsídio de desemprego, devem ser os próprios a simular", pode ler-se no mesmo portal.
Leia Também: Tem dívidas à Segurança Social? Agora, é mais fácil saber (veja como)














