Agitação marítima provoca três mortos e vários feridos em Tenerife
- 08/11/2025
Três pessoas morreram e outras 15 ficaram feridas, este sábado, em diferentes ocorrências relacionadas com agitação marítima, na ilha de Tenerife, em Espanha. Segundo a estação espanhola Telecinco, os incidentes ocorreram num dia em que as Canárias estavam sob alerta costeiro.
O primeiro incidente ocorreu na praia de Roque de Las Bodegas, em Taganana, Santa Cruz de Tenerife, quando seis turistas franceses ficaram feridos ao caírem à água depois de terem sido atingidos por uma onda.
Para o alerta, foram acionadas duas ambulâncias e um helicóptero, que transportou uma mulher com "ferimentos moderados" para o Hospital Universitário Nuestra Señora de la Candelaria.
Dos restantes turistas franceses, quatro sofreram ferimentos ligeiros e foram transportados para um hospital e outro foi assistido no local.
De acordo com a polícia local, em declarações à agência de notícias espanhola Efe, o incidente ocorreu após os turistas ignorarem uma boia de sinalização colocada na zona.
Personal del #SUC asiste a 6 heridos al caer al agua tras un golpe de mar en la costa de Santa Cruz de #Tenerife
— 112 Canarias (@112canarias) November 8, 2025
️Uno de ellos fue trasladado al hospital en helicóptero medicalizado. Intervinieron @PoliciaLocalSC y @policia https://t.co/RrA6iqjl45 pic.twitter.com/L4gQsOEjuH
Posteriormente, pelas 14h02 locais, os serviços de emergência foram alertados para um homem a boiar no mar perto da praia de El Cabezo, em Granadilla de Abona.
Os nadadores-salvadores ainda encontraram o homem em paragem cardiorrespiratória e iniciaram a reanimação cardiopulmonar (RCP) até à chegada da equipa médica, mas o óbito acabou por ser declarado no local.
Un hombre fallecido tras ser localizado flotando en el mar en Granadilla #Tenerife https://t.co/ZUClaAn74v pic.twitter.com/ByZdAlgAuX
— 112 Canarias (@112canarias) November 8, 2025
Outro incidente ocorreu pelas 15h00, quando uma onda arrastou dez pessoas para a água em Puerto de la Cruz, no norte da ilha. As vítimas foram resgatadas pela polícia local e por banhistas que se encontravam no local, mas uma mulher não resistiu.
Outras três pessoas sofreram ferimentos graves, quatro ferimentos moderados e dois ferimentos ligeiros.
El personal del #SUC asiste y traslada a diferentes hospitales a 9 heridos en Puerto de la Cruz, tres de ellos de carácter grave
— 112 Canarias (@112canarias) November 8, 2025
️Policía Local y @policia Intervinieron en el dispositivo de emergencias desplegado en la zonahttps://t.co/TSXfFf5Myw pic.twitter.com/4jX8G84eTM
Segundo a Telecinco, pelas 16h42, os serviços de emergência receberam outro alerta a dar conta de que um homem tinha caído ao mar na zona de Charco del Viento, no município de La Guancha, também no norte da ilha.
O homem ainda foi resgatado por um helicóptero e transportado para o heliporto do cais de Santa Cruz de Tenerife, onde foi confirmado o óbito.
Un varón fallece tras caer al mar en la costa de La Guancha #Tenerife
— 112 Canarias (@112canarias) November 8, 2025
️Intervinieron helicóptero del #GES, personal del #SUC, @guardiacivil, Policía Portuaria y @policia https://t.co/a7KqzOyUO4
Dispositivo de emergencias en la helisuperficie pic.twitter.com/QCzIH7uoPr
Este sábado, os serviços de emergência das Canárias alertaram que a região está em "pré-alerta para fenómenos costeiros" e instou a população a ter "precaução máxima junto à costa".
"Não fique na ponta dos cais ou pontões e não se arrisque a tirar fotografias ou gravar vídeos perto do local onde as ondas rebentam. Siga as instruções dos nadadores-salvadores", alertou o serviço 112 Canárias, na rede social X.
Leia Também: Embarcação com 248 pessoas, incluindo sete bebés, chega às ilhas Canárias













