Agilidade da língua é indicador do tempo de vida. Até quando vai viver?

  • 16/01/2026

Se pensa tão rápido quanto fala, então pode celebrar, tem bastante tempo de vida pela frente! Não é exatamente assim que funciona, mas um estudo recente concluiu que os parâmetros cognitivos são decisivos no processo de envelhecimento.

 

Um estudo de Paolo Ghisletta, professor de psicologia da Universidade de Genebra, na Suíça, acompanhou pessoas entre os 70 e os 105 anos até à sua morte e mediu nove parâmetros cognitivos, chegando à conclusão de que este é o mais importante no envelhecimento.

"Quantos animais consegue nomear em 90 segundos? 10? 15? 30? 60? A resposta a esta pergunta pode indicar como o seu cérebro se comportará com o passar dos anos e, por extensão, de como o seu corpo envelhecerá", descreve a National Geographic Portugal.

Para a investigação, foram reanalisados dados de um estudo que levou 18 anos. Nesta etapa foram medidas diferentes habilidades cognitivas dos idosos, "desde o momento em que entraram no estudo até ao seu falecimento". Os resultados mostram que duas dessas variáveis podiam ser usadas como "preditor de risco de morte: a fluência verbal e o uso da linguagem".

Leia Também: O chá que ajuda o seu cérebro a funcionar melhor, segundo os dietistas

As análises revelaram que os idosos capazes de nomear um maior número de animais em 90 segundos têm mais possibilidades de viver mais. 

Os testes realizados aos participantes mediam especificamente "a fluência verbal, a velocidade perceptiva, o conhecimento verbal e a memória episódica", descrevem.

De todas as variáveis, os investigadores perceberam que as mais impactantes relacionavam-se com a velocidade com que as palavras se formavam na cabeça dos voluntários e no número de palavras que eles identificavam e usavam no vocabulário do dia a dia. Sendo a fluência verbal a variável com maior correlação com a longevidade.

Ainda assim, estes especialistas não descartam a necessidade de mais estudo aprofundados, de modo a descobrir a explicação deste e de outros fenómenos do cérebro.

Como aumentar a longevidade através da atividade cerebral

Depois de perceber os resultados deste estudo deve estar a questionar-se do que precisa exatamente para dinamizar a sua atividade cerebral, de modo a conseguir viver como um vampiro.

A National Geographic sugere, por exemplo, a aprendizagem de línguas diferentes, uma vez que isso "obriga o cérebro a familiarizar-se com outros conceitos e a criar novas conexões". A par disso, também pode dedicar algum tempo a jogos, como quebra-cabeças, "que exigem um esforço mental substancial e que podem ter um efeito protetor a longo prazo".

Ainda assim, "um bom descanso" e procurar manter "o stress sob controlo" podem ser os critérios base a considerar para alcançar uma boa saúde cerebral.

Quatro hábitos simples que deixam o cérebro até oito anos mais jovem

Quatro hábitos simples que deixam o cérebro até oito anos mais jovem

Um estudo da Universidade da Flórida identificou quatro hábitos simples que podem rejuvenescer o cérebro em até oito anos. Descubra quais são e como incorporá-los em sua rotina para conseguir este objetivo.

Adriano Guerreiro | 19:39 - 22/12/2025

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/2920107/agilidade-da-lingua-e-indicador-do-tempo-de-vida-ate-quando-vai-viver#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes