Agência para a Investigação e Inovação é uma oportunidade, diz ministro

  • 12/12/2025

"Aquilo que tivemos até hoje, com resultados muito importantes, não responde aos desafios que Portugal tem no contexto europeu. É um sistema que tem de olhar para o futuro e perceber o lugar que Portugal quer no espaço europeu de investigação", frisou Fernando Alexandre em declarações a jornalistas, no final da inauguração de dois laboratórios de ensino na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra.

 

Fernando Alexandre anunciou para o início do próximo ano uma "grande discussão nacional" sobre as prioridades estratégicas de Portugal nas áreas da investigação e inovação.

"Vamos ter de fazer escolhas, algo que nos últimos anos não quisemos fazer", disse o governante, considerando que o Governo está a proceder a uma "profunda reforma" na área da ciência, investigação e inovação.

O ministro da Educação salientou que Portugal vai ter uma agência de financiamento que não gere um orçamento anual como acontecia, "com variações marginais", e um planeamento de médio e longo prazo.

"Vamos ter um orçamento de cinco anos - a única área em que isto acontece - algo que era reclamado pelos investigadores há muito tempo e que não existe em muitos países europeus", sublinhou.

Salientando que se trata de "um grande passo em frente no financiamento da ciência em Portugal", Fernando Alexandre ressalvou que este modelo obriga a uma gestão diferente, "porque ao ter um orçamento de cinco anos é preciso fazer escolhas e dizer quais são as prioridades do país".

As áreas prioritárias de investimento, que terão de ser aprovadas pelo Governo, vão resultar "de uma auscultação da comunidade científica, das empresas, dos inovadores e de todas as instituições do sistema científico e tecnológico".

No início do ano, a tutela vai divulgar a metodologia da discussão nacional sobre o setor da ciência e inovação, que terá início a partir de fevereiro e será concluída até ao final do ano.

Segundo o ministro da Educação, em 2027 será outorgado o contrato programa com a futura agência para um período de cinco anos, até 2031.

A futura Agência para a Investigação e Inovação integra a Fundação para a Ciência e Tecnologia e a Agência Nacional de Inovação e a sua criação foi promulgada na quinta-feira pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Na nota da Presidência da República, lê-se que foi promulgado o decreto que cria a agência "atendendo a ter sido cumprido o compromisso de consulta de entidades relevantes na matéria e de terem sido aceites pelo Governo alterações que o Presidente da República considera essenciais".

Leia Também: Governo vai pagar aos professores 30 milhões por horas extraordinárias

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2903511/agencia-para-a-investigacao-e-inovacao-e-uma-oportunidade-diz-ministro#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes