Agasalhe-se bem no fim de semana! Frio continua. Como vai estar o tempo?
- 26/12/2025
O frio vai continuar no fim de semana, de acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Haverá, no entanto, possibilidade de precipitação no Centro e Sul de Portugal continental. Afinal, como vai estar o tempo?
Na região Norte, o céu estará "pouco nublado ou limpo, apresentando mais nebulosidade a partir da tarde". Há ainda a possibilidade de "formação de gelo ou geada, em especial no interior".
Mas parece que também há boas notícias. Apesar do "tempo frio", vai registar-se uma "pequena subida de temperatura".
Já nas regiões Centro e Sul do país, o céu vai estar "geralmente muito nublado, apresentando boas abertas na região Centro e Alto Alentejo até ao início da tarde".
Há ainda a previsão de "períodos de chuva ou aguaceiros na região Sul, podendo ser por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada no Baixo Alentejo e Algarve, estendendo-se gradualmente e de forma fraca à região Centro a partir da tarde".
Existe ainda a possibilidade de "queda de neve acima de 1.100/1.300 metros de altitude nas serras do interior Centro a partir do fim da tarde".
Quanto às temperaturas, haverá uma "pequena subida da temperatura mínima" e uma "pequena descida da temperatura máxima na região Sul".
Cenários semelhantes tanto na Grande Lisboa, como no Grande Porto.
Já no domingo, dia 28 de dezembro, a previsão do IPMA aponta para "céu muito nublado", que diminuirá "gradualmente de nebulosidade, na região Norte a partir do início da manhã, e nas regiões Centro e Sul a partir da tarde".
Poderão ocorrer "aguaceiros dispersos e em geral fracos nas regiões Centro e Sul até ao início da tarde". Haverá ainda uma "pequena descida de temperatura".
Já tem planos para a passagem de ano? Veja como vai estar o tempo
O estado do tempo na passagem para o Ano Novo será "tendencialmente seco" e com temperaturas "dentro do normal para a época do ano", segundo adiantou à Lusa fonte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Em declarações à Lusa, o meteorologista Jorge Ponte explicou que, embora ainda possa ser "um pouco cedo para uma previsão" para a passagem de ano, "podendo ainda sofrer algumas alterações", no entanto, "a tendência é que o tempo seja tendencialmente seco e as temperaturas estejam dentro do normal para a época do ano".
Serão valores "próximos de zero, ou mesmo ligeiramente inferiores a zero no nordeste transmontano e na Beira Alta, e entre os 5 e os 10 graus no restante território, relativamente às temperaturas mínimas", especificou.
"As máximas [serão] naturalmente um pouco mais altas, entre os 10 e os 15 graus, na maior parte do território e inferiores no interior Norte e Centro", acrescentou o meteorologista.














