Afonso Moreira decisivo pelo Lyon. Ex-Benfica brilham pelo Fenerbahçe
- 11/12/2025
O Lyon, de Paulo Fonseca continuou, esta quinta-feira, a confirmar créditos de um forte candidato à vitória final na Liga Europa, com mais um triunfo na fase de liga, desta feira, por 2-1, na receção ao Go Ahead Eagles, em jogo da sexta jornada.
O ex-Sporting Afonso Moreira deu o mote para uma noite de festa no Parc Olympique Lyonnais. Aos 3', o extremo luso internacional sub-21 apareceu perto da pequena área para dar seguimento ao passe de Tyler Morton. Durou pouco a alegria dos franceses. Três minutos volvidos, Milan Smit restabeleceu a igualdade.
A resposta foi quase imediata. Aos 11', Pavel Sulc devolveu a vantagem aos locais. Início de jogo eletrizante com três golos em menos de um quarto de hora.
O resultado não sofreu qualquer modificação até ao apito final. Derrota para o conjunto neerlandês, que será o último adversário do Sporting de Braga nesta etapa.
Passeio turco na Noruega com 'show' de Talisca
O Fenerbahçe, sem o lesionado Nélson Semedo, triunfou, por 4-0, no terreno do Brann, num jogo em que ex-Benfica foram protagonistas.
O extremo Kerem Akturkoglu- mencionado por José Mourinho nas conferências de imprensa- abriu as hostilidades. No entanto, a noite pertenceu a ao avançado Anderson Talisca, que saiu da partida com três golos na conta pessoal.
Noite infeliz para Paulo Bernardo
Na Escócia, a AS Roma resolveu a partida com o Celtic logo na primeira parte, com três golos sem resposta apontado por Evan Ferguson (2) e autogolo de Scales. No início da segunda parte, Paulo Bernardo foi lançado em campo, mas o médio, ex-Benfica, não conseguiu ter impacto no valente dissabor da sua equipa.
Aston Villa imparável
Na Suíça, o Aston Villa somou a oitava vitória consecutiva para todas as competições, dando assim sequência ao triunfo com o líder Arsenal, no fim de semana passado. O atual terceiro classificado da Premier League venceu, por 2-1, o Basel, com golos de Evann Guessand e Youri Tielemans. Pelo meio marcou Flavius Daniliuc.
Celta de Vigo permite 'remontada'
Em Espanha, o Celta de Vigo recebeu o Bologna cheio de confiança, depois de cometer a proeza de vencer o Real Madrid, no Bernábeu, para a La Liga. A equipa até começou bem, com o golo de Bryan Zaragoza, assistido por Williot Swedberg, o nome maior do feito diante dos merengues.
Na segunda parte, o conjunto italiano operou a reviravolta, com o bis de Federico Bernardeschi.
Nos outros jogos da noite, nota para as vitória do Friburgo sobre o Salzburgo (1-0) e para a incrível reviravolta do Steaua Bucaresti na receção ao Feyenoord (4-3). O Panathinaikos-Plzen terminou sem golos.
Como ficam as contas?
Com a realização de mais uma jornada, o Lyon é agora o primeiro classificado, com 15 pontos, os mesmos do que Midtjylland (2.º) e Aston Villa (3.º). Seguem-se Bétis, Fruburgo e Ferencvaros, todos com 14 pontos. O Sporting de Braga é sétimo, com 13. De seguida, vem o FC Porto, oitavo, com 13, concluindo assim o lote de equipas com vaga direta para os oitavos de final.














