Afonso Leitão responde a críticas por não ter estado no funeral de Maycon
- 12/01/2026
Afonso Leitão não esteve entre os muitos rostos conhecidos que na tarde de domingo, 11 de janeiro, marcaram presença nas cerimónias fúnebres de Maycon Douglas.
O antigo militar era amigo do DJ, que conheceu quando ambos participaram no "Secret Story 8". Porém, não conseguiu estar em Leiria no funeral por estar numa viagem, na Turquia, na companhia da namorada - Catarina Miranda.
A ausência de Afonso foi notada e comentada publicamente. Perante as críticas, o jovem resolveu responder à letra.
"Acho que as pessoas em vez de darem importância ao momento estão mais preocupadas a falar de quem não faz as coisas para as pessoas verem", lamentou.
"Faço o meu luto à minha maneira, fiz à minha maneira. Até vos vou dizer uma coisa, que nem tinha de dizer, mas vou dizer. Infelizmente hoje não consegui estar presente no funeral, quando chegar a Portugal logo irei fazer o que eu acho que devo fazer, mas tive familiares meus que foram ao funeral e fizeram questão de escrever no livro uma frase que foi a pedido meu", contou.
"Eu não tenho de estar aqui a justificar-me perante as pessoas. 'O Afonso era tão amigo, porque é que não foi?' Eu não fui por motivos óbvios, infelizmente, não consegui ir. Estive deste lado a acompanhar tudo o que consegui acompanhar", esclareceu.
"O Maycon era muito meu amigo, uma pessoa muito chegada a mim", referiu, terminando o seu desabafo com uma mensagem especial a todos que eram próximos de Maycon Douglas.
"Queria finalizar estes stories a mandar um beijinho muito grande para a mãe do Maycon, que é uma mulher excelente, que tive o privilegio de privar com ela. Quero também mandar um grande abraço para o Henrique, que é o melhor amigo do Maycon, foi ele que me avisou logo no dia 31 que o Maycon tinha desaparecido. E também mandar um grande beijinho e um grande abraço a todas as pessoas que eram importantes para o Maycon, que estiveram presentes hoje lá também, e mandar um grande abraço para as pessoas que estiveram lá hoje e tiveram atitudes como as que se viram hoje", enalteceu.
"Há quem ache que sofrimento é espetáculo e amizade é exposição pública, lamento informar mas não é. Não tenho de andar a mostrar sentimentos para validar nada nem ninguém. Respeito também é saber ficar em silêncio", terminou.
Veja na galeria o vídeo através do qual Afonso Leitão responde às críticas.
Maycon Douglas, de 26 anos, encontrava-se desaparecido desde a madrugada de 31 de dezembro de 2025. Sete dias depois o seu carro ter sido encontrado no mar da Nazaré, o corpo do jovem deu à costa na praia do sul. A autópsia confirmou morte por afogamento.
Precisa de falar com alguém? Está a viver uma situação de sofrimento emocional, violência física ou psicológica? Ou conhece alguém que possa estar em perigo? Reunimos aqui todos os contactos de apoio, gratuitos e confidenciais, para pedir ajuda ou orientar quem precisa














