Afinal, quantas calorias têm os chocolates e os doces de Natal?
- 24/12/2025
Mesas de doces que não acabam, chocolates por tudo o que é canto em casa. Manter a dieta no Natal pode ser uma tarefa bastante complicada. Resistir a todas estas tentações acaba por ser quase impossível. Sabe quantas calorias está a ingerir quando come um Ferrero? E uma fatia de bolo-rei?
Joana Pinho e Ana Rita Campos são nutricionistas e nas respetivas páginas das redes sociais partilharam quantas calorias têm doces de Natal, bem como os bombons e chocolates mais consumidos nesta altura. Será que irá gostar de saber?
“Um não é problema, dois também não. O problema é quando não controlamos a quantidade e comemos até perder noção das quantidades”, começa por explicar a nutricionista Ana Rita Campos. “Aproveite o Natal da melhor forma, com consciência e a aproveitar o que esta altura tem de melhor”, continua.
“Reforço que o objetivo não é contagem de calorias, muito menos no Natal! Atenção que as calorias variam consoante a dimensão de cada sobremesa e da receita em si”, alerta Joana Pinho.
Leia Também: Seis bebidas que ajudam a limpar o seu fígado de forma natural
Quantas calorias têm os chocolates de Natal?
Na sua partilha, Ana Rita Campos começou por apresentar alguns clássicos da época. É o caso do Ferrero Rocher, com 73 calorias por unidade, e também o Mon Cheri, com 47 calorias. Já um Raffaello pode chegar às 65 calorias.
Por outro lado, um bombom da Lindor poderá ficar nas 79 calorias, e um chocolate pequeno da Toblerone em 43 calorias. Já uma tablete da Merci chega às 77 calorias. Nesta altura pode ainda consumir bastantes After Eight. Neste caso, saiba que cada quadrado pode ter até 36 calorias. Por outro, os frutos do mar chegam às 68 calorias. Por fim, um bombom da Milka pode conter até 36 calorias.
E quantas calorias têm os doces de Natal?
Já a nutricionista Joana Pinho, que citou o livro Livro “Peso e Porções de Alimentos” e TCA, revelou que um sonho de 14 gramas pode ter 54 calorias. Já uma rabanada, de 68 gramas, chega às 199 calorias.
Por outro lado, uma fatia grossa de bolo-rei, com 68 calorias, pode ter 350 calorias. Sim, leu bem. Já uma taça de arroz doce, com perto de 188 gramas, pode chegar às 438 calorias.
O que são as calorias?
Contar ou não contar calorias, eis a questão. Calórico ou não calórico? Afinal, o que são calorias? De uma forma breve, e tendo em conta a definição relacionada com a alimentação, as calorias são números que indicam a quantidade de energia que é necessária para aumentar a temperatura de um quilo de água de 14,4º para 14,5º graus. E como a medida é feita em quilos, usa-se a expressão quilocalorias, daí o cálculo geral das calorias que devem ser consumidas diariamente.
No vídeo acima, é possível compreender o impacto que as calorias têm no corpo, em especial na acumulação ou perda de gordura. Se for consumida mais energia (leia-se calorias) do que aquela que é gasta, o corpo ganha gordura e peso, já se se queimar mais energia (novamente calorias) do que aquelas que se ingerem, o corpo emagrece.
Parece simples, mas não é ‘matemática’ fácil, pois o metabolismo de cada pessoa define a forma como as calorias são aceites no organismo. Contudo, 10% das calorias ingeridas servem para fazer a digestão dos alimentos consumidos, 20% para as atividades físicas praticadas e 70% para proporcionar o bom funcionamento dos órgãos e do organismo.














