Afinal, o que é o banco de horas individual? E qual é o plano do Governo?

  • 22/12/2025

Nas últimas semanas, muito se tem falado sobre o banco de horas individual, já que o Governo tenciona que esta medida regresse no âmbito do pacote de revisão da lei laboral. Afinal, o que é o banco de horas individual e o que significa para os trabalhadores? 

 

"O regime de banco de horas individual foi criado pela Lei n.º 23/2012, de 25 de junho e previa a possibilidade de, por acordo entre o empregador e o trabalhador, o período normal de trabalho poder ser aumentado até duas horas diárias e atingir 50 horas semanais, tendo o acréscimo por limite 150 horas por ano", pode ler-se no Diário da República, uma medida que atualmente não está em vigor.

Segundo o que estava previsto na lei, o acordo a celebrar devia regular os seguintes aspetos:

  1. A compensação do trabalho prestado em acréscimo, que pode ser feita mediante, pelo menos, uma das seguintes modalidades: i) Redução equivalente do tempo de trabalho; ii) Aumento do período de férias; iii) Pagamento em dinheiro; 
  2. A antecedência com que o empregador deve comunicar ao trabalhador a necessidade de prestação de trabalho; 
  3. O período em que a redução do tempo de trabalho para compensar trabalho prestado em acréscimo deve ter lugar, por iniciativa do trabalhador ou, na sua falta, do empregador, bem como a antecedência com que qualquer deles deve informar o outro da utilização dessa redução. 

Importa sublinhar que este "regime foi revogado pela Lei n.º 93/2019, de 4 de setembro, tendo o respetivo artigo 11.º, n.º 5, assegurado a subsistência até 1 de outubro de 2020 dos acordos que estivessem em vigor". Ora, "desde a entrada em vigor do novo regime legal deixou de ser legalmente possível criar novos bancos de horas individuais".

Qual é o plano do Governo? 

O Governo quer repor o banco de horas individual, mas em moldes diferentes do passado.

A proposta determina que o banco de horas individual possa ser instituído, por acordo entre o empregador e o trabalhador, prevendo que o período normal de trabalho possa ser aumentado até duas horas diárias, atingindo as 50 horas semanais, tendo o acréscimo por limite 150 horas por ano e incluir um período de referência que não pode exceder os quatro meses.

"O empregador deve comunicar ao trabalhador a necessidade de prestação de trabalho com a antecedência mínima de três dias", é ainda explicado na proposta.

A ideia é que "passe a ser subsidiado um banco de horas em regime de negociação coletiva, o que não existia no passado", explicou a ministra do Trabalho, acrescentando que o que existia antes era para a adaptabilidade.

Ao mesmo tempo, a nova proposta prevê a revogação do banco de horas grupal.

Na dúvida se adere à greve? É isto que o Governo quer mudar no trabalho

Na dúvida se adere à greve? É isto que o Governo quer mudar no trabalho

A CGTP e a UGT decidiram convocar uma greve geral, em resposta ao anteprojeto de lei da reforma da legislação laboral, apresentado pelo Governo, que prevê mudanças em "mais de uma centena" de artigos do Código de Trabalho. Conheça algumas delas.

Notícias ao Minuto com Lusa | 12:34 - 10/12/2025

Leia Também: "Flexissegurança". Santos Pereira defende banco de horas individual

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2907225/afinal-o-que-e-o-banco-de-horas-individual-e-qual-e-o-plano-do-governo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes