Afinal, não são 100 milhões. A cláusula de rescisão de Anísio no Benfica
- 17/02/2026
O Benfica formalizou, na tarde de segunda-feira, a renovação de uma das mais recentes pérolas do Seixal. Anísio Cabral já leva dois golos ao serviço da equipa principal das águias e já renovou contrato até 2031, precisamente um dia depois de ter completado 18 anos de idade. O Benfica não divulgou o valor da cláusula de rescisão, mas o Desporto ao Minuto apurou que ficou afixada nos 80 milhões de euros.
A imprensa desportiva chegou a avançar com um montante de 100 milhões, mas o valor é, afinal, um pouco inferior, ficando, ainda assim, Anísio Cabral 'blindado' de qualquer eventual futuro interessado na sua contratação.
Lançado por José Mourinho pouco tempo depois de ter brilhado por Portugal no Campeonato do Mundo de sub-17, onde se sagrou campeão, o jovem avançado dos encarnados não escondeu a felicidade por ser premiado com um novo vínculo válido para os próximos cinco anos.
"Significa muito, porque já represento o Benfica há muito tempo. É um clube que está sempre no meu coração, sempre esteve e é um sentimento muito bom. Estou muito feliz", começou por dizer Anísio, em declarações aos canais oficiais do clube da Luz.
"Acho que estou a viver um sonho, um sonho que todos os jovens da minha idade esperam conseguir um dia. Tenho de continuar a trabalhar, isto é o início, continuar a aprender, dia após dia, e é isso, só continuar", reconheceu o jovem ponta de lança, antes de se mostrar rendido a José Mourinho.
"Toda a gente sabe da carreira e da história de Mourinho. É um grande treinador, e, se puder continuar a aprender muito com ele, espero conseguir", expressou, concluindo com um agradecimento aos adeptos.
"Sinto-me um menino especial, um menino que é muito abraçado pelo público. Espero continuar a dar muitas alegrias aos benfiquistas, e a palavra certa é só continuar", rematou o talento formado no Benfica Campus.
Nove anos de uma ascensão meteórica no Seixal
Anísio Cabral chegou ao Benfica em 2016/17, quando estava nos sub-9, proveniente da UD Alta de Lisboa, depois de ter jogado futsal no AC Ciências.
Nascido em 2008, o jovem avançado acabaria por se estrear pela equipa principal nove anos depois, sendo lançado por Mourinho a 25 de janeiro deste ano, na receção ao Estrela da Amadora. Anísio entrou aos 83 minutos e no primeiro toque na bola... marcou, após cruzamento de Daniel Banjaqui, outro campeão do mundo de sub-17 que também já foi promovido por Mourinho.
Anísio também teve direito a minutos em Tondela, mas foi no Estádio da Luz que voltou a marcar, desta feita diante do Alverca e logo para oferecer a vitória ao Benfica, já na reta final da partida.
Aprovado por lenda do Benfica
O talento de Anísio Cabral já conquistou os adeptos do Benfica, bem como os antigos jogadores. É o caso de Rui Águas, que em exclusivo ao Desporto ao Minuto destacou as capacidades do jovem português, mas deixando um conselho para o futuro.
"O Anísio é muito jovem ainda, potencial não lhe falta por aquilo que tem mostrado. Mas o caminho faz-se sempre com algumas oscilações, e é nas oscilações que os jogadores mais jovens ou menos jovens têm de o suportar", alertou a lenda do Benfica.














