Afinal, alimentos enlatados têm vantagens. Mas atenção a esta doença!

  • 05/02/2026

Ao contrário do que se pensa, os alimentos frescos nem sempre são melhores do que os enlatados, sobretudo no que toca a sustentabilidade.

 

Os especialistas do Medicine Net clarificaram os benefícios dos alimentos enlatados, bem como as suas desvantagens. 

Vantagens dos alimentos enlatados

Rapidez, versatilidade e praticidade: Pode comer onde e quando quiser.

Melhor sabor e qualidade nutricional garantida: Podem ser tão nutritivos quanto os alimentos frescos. "Como os alimentos são colhidos e enlatados no auge da maturidade, a conservação pode preservar o mesmo sabor e nutrientes", explicam.

Prazo de validade mais extenso: Ao contrário dos alimentos frescos, consegue manter os enlatados nas suas prateleiras durante muito mais tempo para servir qualquer imprevisto.

Mais baratos.

Menor prejuízo para o ambiente: O milho enlatado, por exemplo, segundo aponta a Meals By Andy, "é feito a partir de milho colhido no auge da frescura, o que pode ajudar a reduzir o desperdício de alimentos e minimizar o impacto ambiental da produção de alimentos. Além disso, o milho enlatado pode ser armazenado por longos períodos, o que pode ajudar a reduzir a necessidade de refrigeração e minimizar a pegada de carbono do transporte de alimentos".

Desvantagens dos alimentos enlatados

Alto teor de sal: "O sal dissolvido é frequentemente usado no processo de conserva e o consumo excessivo de sal aumenta o risco de problemas de saúde", referem os especialistas do Medicine Net.

Podem conter açúcares adicionados.

Podem apresentar um "sabor metálico".

Podem causar botulismo: "O botulismo transmitido por alimentos resulta de alimentos contaminados nos quais esporos de Clostridium botulinum foram deixados germinar e produzir toxina botulínica".

Para contornar os riscos de contrair esta doença, evite latas com rachaduras, falhas ou vazamentos, "que podem ser sinais das bactérias que causam o botulismo, uma doença grave que pode levar à paralisia e ser potencialmente fatal se não tratada".

Os alimentos que ajudam a ganhar massa muscular magra depois dos 50

Os alimentos que ajudam a ganhar massa muscular magra depois dos 50

São fáceis de encontrar e podem trazer diversos benefícios ao organismo. Ganhar massa muscular magra é apenas uma das vantagens. Veja o que tem de consumir com regularidade, especialmente a partir dos 50 anos.

Adriano Guerreiro | 06:02 - 04/02/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/2933914/afinal-alimentos-enlatados-tem-vantagens-mas-podem-causar-esta-doenca#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes