Afinal, alimentos enlatados têm vantagens. Mas atenção a esta doença!
- 05/02/2026
Ao contrário do que se pensa, os alimentos frescos nem sempre são melhores do que os enlatados, sobretudo no que toca a sustentabilidade.
Os especialistas do Medicine Net clarificaram os benefícios dos alimentos enlatados, bem como as suas desvantagens.
Vantagens dos alimentos enlatados
Rapidez, versatilidade e praticidade: Pode comer onde e quando quiser.
Melhor sabor e qualidade nutricional garantida: Podem ser tão nutritivos quanto os alimentos frescos. "Como os alimentos são colhidos e enlatados no auge da maturidade, a conservação pode preservar o mesmo sabor e nutrientes", explicam.
Prazo de validade mais extenso: Ao contrário dos alimentos frescos, consegue manter os enlatados nas suas prateleiras durante muito mais tempo para servir qualquer imprevisto.
Mais baratos.
Menor prejuízo para o ambiente: O milho enlatado, por exemplo, segundo aponta a Meals By Andy, "é feito a partir de milho colhido no auge da frescura, o que pode ajudar a reduzir o desperdício de alimentos e minimizar o impacto ambiental da produção de alimentos. Além disso, o milho enlatado pode ser armazenado por longos períodos, o que pode ajudar a reduzir a necessidade de refrigeração e minimizar a pegada de carbono do transporte de alimentos".
Desvantagens dos alimentos enlatados
Alto teor de sal: "O sal dissolvido é frequentemente usado no processo de conserva e o consumo excessivo de sal aumenta o risco de problemas de saúde", referem os especialistas do Medicine Net.
Podem conter açúcares adicionados.
Podem apresentar um "sabor metálico".
Podem causar botulismo: "O botulismo transmitido por alimentos resulta de alimentos contaminados nos quais esporos de Clostridium botulinum foram deixados germinar e produzir toxina botulínica".
Para contornar os riscos de contrair esta doença, evite latas com rachaduras, falhas ou vazamentos, "que podem ser sinais das bactérias que causam o botulismo, uma doença grave que pode levar à paralisia e ser potencialmente fatal se não tratada".














