Afeganistão. Número de retornados varia entre 5.000 e 7.000 por dia

  • 19/11/2025

O número tem vindo a crescer desde o início do mês, quando o Paquistão reabriu passagem fronteiriça de Torkham, exclusivamente para o regresso de refugiados afegãos.

 

Esta passagem, assim como outras, estavam fechadas desde outubro na sequência de confrontos fronteiriços que incluíram ataques aéreos paquistaneses em solo afegão e uma contraofensiva talibã que causou dezenas de mortos.

Um relatório publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) a 12 de novembro indicou que o Afeganistão está a atravessar uma das maiores migrações de regresso dos últimos anos.

"Mais de 2,3 milhões de pessoas regressaram em 2025, muitas das quais sem poupanças, documentos ou habitação", referiu o documento.

Além dos milhares de pessoas que atravessam a fronteira diariamente, "há também uma longa fila de camiões carregados de mercadorias" à espera de autorização para passar, mas "o número de camiões está a diminuir a cada dia que passa", adiantou o responsável da polícia fronteiriça paquistanesa, Habib Ullah.

Mesmo depois de entrarem no Afeganistão, a situação não se torna mais fácil.

"Depois de esperarmos muito tempo para poder atravessar a fronteira, os nossos filhos adoeceram por causa do frio e do clima outonal", contou um repatriado chamado Akhtar Mohammad, citado pela agência de notícias espanhola EFE.

"Mesmo aqui nos campos, não temos mantimentos adequados nem acesso a medicamentos, e nos nossos locais de residência originais também não temos abrigo adequado, numa altura em que o inverno se torna cada vez mais rigoroso", acrescentou.

O relatório do PNUD indicou ainda que os repatriados estão a instalar-se nas regiões pobres do leste e norte do país, intensificando a competição por empregos, habitação, água e outros serviços básicos e sobrecarregando a capacidade de resposta local.

O documento referiu ainda que nove em cada 10 famílias afegãs disseram recorrer a estratégias de sobrevivência negativas, como reduzir refeições, vender pertences e depender de empréstimos.

"O endividamento generalizou-se em todos os grupos populacionais, variando entre 88% das famílias de quem regressou e 81% das famílias da comunidade de acolhimento", destacou o relatório da organização.

O chefe do Departamento de Refugiados em Kandahar, no sul do Afeganistão, o mufti (académico islâmico) Nematullah Alfat, garantiu, no entanto, que "o Emirado Islâmico fez todos os preparativos possíveis" para acolher estas pessoas, pelo que são fornecidos alimentos, bens não alimentares e assistência financeira nos acampamentos temporários, sendo depois recolocadas em acampamentos permanentes.

O Paquistão e o Afeganistão partilham uma fronteira de 2.600 quilómetros conhecida como Linha Durand.

Em outubro, confrontos armados ao longo desta linha fizeram dezenas de mortos e levaram o Qatar e a Turquia a mediar um precário cessar-fogo.

Leia Também: Paquistão mata cerca de 40 suspeitos de terrorismo no oeste do país

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2891002/afeganistao-numero-de-retornados-varia-entre-5000-e-7000-por-dia#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes