Afastado crime na morte de administrador português do BCI em Moçambique
- 20/01/2026
A morte do administrador do Banco Comercial de Investimento (BCI) em Moçambique, Pedro Ferraz Reis, não foi, afinal, acidental, ao contrário do que foi numa primeira instância avançado pelas autoridades.
O administrador do BCI, subsidiária da Caixa Geral de Depósitos (CGD), foi encontrado morto na noite de segunda-feira numa casa de banho do Hotel Polana, em Maputo.
Inicialmente, as autoridades deram conta de que o administrador tinha sido assassinado à facada. Contudo, numa conferência de imprensa realizada na tarde desta terça-feira, o porta-voz do Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERINC), Hilário Lole, afastou a possibilidade de ter ocorrido um crime.
"Não há dúvidas de que se trata de um caso de suicídio", afirmou o porta-voz, citado pelo MZNews.
Pedro Reis terá usado uma faca para tirar a sua própria vinda, desferindo golpes em vários locais do corpo, e ingerindo antes uma substância usada como veneno para ratos.
Segundo as autoridades, o administrador do BCI terá saído do trabalho por volta das 14h00 e ter-se-á dirigido à sua residência, acompanhado por um motorista e um segurança.
O porta-voz do SERINC explicou que Pedro Reis terá levado uma faca de cozinha consigo ao sair de casa, mas que, antes de se dirigir ao hotel, parou para comprar duas outras armas brancas, assim como o veneno.
As imagens de videovigilância obtidas pelas autoridades mostram a chegada de Pedro Reis ao hotel em causa. Segundo as autoridades, a situação aconteceu na casa de banho, divisão onde este se trancou.
De acordo com o porta-voz Hilário Lole, os "repetidos golpes" que foram encontrados em várias zonas do corpo "não deixaram dúvidas nenhumas" de que tinha sido o administrador a tirar a sua própria vida.
Precisa de falar com alguém? Está a viver uma situação de sofrimento emocional, violência física ou psicológica? Ou conhece alguém que possa estar em perigo? Reunimos aqui todos os contactos de apoio, gratuitos e confidenciais, para pedir ajuda ou orientar quem precisa
Quem era Pedro Reis?
Em nota, o BCI lamentou a morte de Pedro Ferraz Correia dos Reis, lembrando a sua atuação marcada pela proximidade, pelo compromisso com a solidez do banco e pela valorização das pessoas, deixando um legado que será recordado com reconhecimento e respeito.
"Ao longo do seu percurso no BCI, Pedro Ferraz Correia dos Reis distinguiu-se pela sua visão estratégica, elevado sentido de responsabilidade e dedicação exemplar à instituição, tendo dado um contributo determinante para o desenvolvimento, a consolidação e a afirmação institucional do banco, sempre orientado por elevados padrões de ética, profissionalismo e rigor", destaca-se na nota de pesar da instituição bancária.
De acordo com o site da Diáspora Portuguesa, Pedro Ferraz Reis era membro do Conselho Executivo do Banco Comercial e de Investimentos.
Anteriormente ocupou o cargo de CFO no mesmo banco. Pedro Ferraz Reis iniciou a sua carreira em 1995 como assessor do presidente do Conselho de Administração e do Diretor Geral no BFE.
A nível académico, licenciou-se em Business Administration e tirou mestrado em Science in Finance pela pela Universidade Católica Portuguesa. Em 2011 terminou um General Management Programme na Harvard Business School.
Pedro Ferraz Reis, que viveria em Moçambique há 10 anos, era ainda membro do Conselho da Diáspora Portuguesa desde dezembro de 2023.














